Título
[pt] LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
Título
[en] READING, WRITING AND LITERACY IN THE TEACHING OF HISTORY: THE TRAINING OF STUDENT AS AUTHORS, WRITERS AND STORYTELLERS
Autor
[pt] THIAGO SALDANHA LACERDA
Vocabulário
[pt] LEITURA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[en] READING
Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY
Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL
Vocabulário
[en] LITERACY
Vocabulário
[en] WRITING
Resumo
[pt] A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa.
Resumo
[en] The purpose of this research was to analyze the importance of reading, writing and literacy in History, as the pillars for the construction of citizens awareness of their importance as historical subjects in transforming their social spaces. The research had as objective the elaboration of a final product that tried to value the formation of students as authors, writers and storytellers from the construction of textual productions inspired by the contents worked in the classroom. The students that participated in this research were from the ninth grade, classes 900 and 901, of the Municipal School Councilor Edemundo Pereira de Sa Carvalho during the year 2017. The understanding of the diversity of perceptions from the final works contributed to the rethinking of how to teach History on this institution.
Orientador(es)
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Banca
ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO
Banca
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Catalogação
2019-04-26
Apresentação
2019-01-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37833
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF