Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ATOS DE FALA DE AGRADECIMENTO NO PORTUGUÊS DO BRASIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PL2E

Autor
[pt] ELAINE CRISTINA HEINZE MACHADO

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] ASPECTO SOCIOCULTURAL

Vocabulário
[pt] QUESTAO LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] AGRADECIMENTO

Vocabulário
[pt] ATOS DE FALA

Resumo
[pt] Este trabalho tem o objetivo de apresentar e descrever como o ato de fala de agradecimento é realizado na Língua Portuguesa do Brasil, de maneira a fornecer subsídios para o ensino da mesma como segunda língua (PL2E). Para tanto, consideram-se as questões culturais na elaboração dos discursos de agradecimento, bem como os contextos social e linguístico. Deste modo, entende-se que os atos de fala de agradecimento podem ser compreendidos e utilizados de maneira adequada uma vez que o falante tenha o domínio não apenas das questões linguísticas mas, também das paralinguísticas; tão importantes quanto aquelas são os rituais sociais de uma cultura, uma vez que a interação se dá não apenas no plano linguístico, mas também nos aspectos socioculturais, e o domínio destes pode vir a evitar ou minimizar as situações de mal-entendidos.Neste trabalho os atos de fala de agradecimento foram distribuídos em categorias semânticas levando-se em conta o tipo de vínculo existente entre os participantes do evento comunicativo, sendo eles: Agradecimento com Alto Grau de Proximidade, Agradecimento com Médio Grau de Proximidade e Agradecimento com Baixo Grau de Proximidade. A fundamentação teórica utilizada baseia-se em conceitos do Interculturalismo de Hall (1998), Bennett (1998), Lewis (2006), e Hofstede (2010),e da Teoria dos Atos de Fala de Austin (1962), Searle (1962), Vanderveken (1985) e Souza Filho (2006).

Orientador(es)
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Catalogação
2019-04-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37817@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37817


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF