Título
[pt] A TRAJETÓRIA DE JOVENS PROFISSIONAIS ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES: REVELANDO FRONTEIRAS, ESTRATÉGIAS E EXPECTATIVAS
Título
[en] THE TRAJECTORY OF YOUNG PROFESSIONALS FROM THE GRASSROOTS REVEALING BOUNDARIES, STRATEGIES AND EXPECTATIONS
Autor
[pt] MARCELO JUCA QUINTAO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] CARREIRAS SEM FRONTEIRAS
Vocabulário
[pt] CLASSE SOCIAL
Vocabulário
[pt] CARREIRA
Vocabulário
[pt] EMPREGABILIDADE
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] BOUNDARYLESS CAREER
Vocabulário
[en] SOCIAL CLASS
Vocabulário
[en] CAREER
Vocabulário
[en] EMPLOYABILITY
Resumo
[pt] Este estudo teve como objetivo mapear as trajetórias de jovens profissionais das camadas populares, ex-bolsistas de uma IES (Instituição de Ensino Superior) privada do Rio de Janeiro, reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, cujo público é tradicionalmente formado por jovens pertencentes às elites socioeconômicas, com vistas a identificar: i) os aspectos que limitaram ou habilitaram as trajetórias universitária e profissional desses ex-bolsistas; (ii) as estratégias adotadas por estes jovens em suas trajetórias e (iii) suas expectativas profissionais.Desta forma, buscou-se compreender a construção das carreiras, tendo como referência a base educacional, as influências sociais, as expectativas antes de cursar a faculdade e, posteriormente, a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa realizada teve um caráter qualitativo e contou com a participação de 15 entrevistados, ex-alunos bolsistas de graduação de diferentes cursos. A análise dos resultados permitiu identificar fronteiras no âmbito social, acadêmico e profissional que surgiram em suas trajetórias. Identificou-se, também, o papel do apoio familiar e da educação de qualidade como estratégicos para o rompimento das fronteiras. Nesse sentido, não obstante as considerações de Bourdieu que discutem a reprodução social, foi constatada a presença de um capital social e cultural incorporado, resultado de uma importante adaptação para que esses ex-bolsistas conseguissem superar os desafios, garantindo a inserção qualificada no mercado de trabalho.
Resumo
[en] This study has the objective of mapping the trajectory of young professionals from grassroots classes, former scholarship holders of a private Higher Education Institution from Rio de Janeiro, known as one of the best universities of Latin America, whose public is traditionally formed by social economical elite youngsters, to identify: (i) the aspects that limited or enabled their academic and working path; (ii) the strategies embraced in their trajectory; and (iii) their professional expectations. Thus, this study has tried to understand the construction of careers having as a reference the educational basis, the social influences, their expectations before starting college and, later, the insertion in the job market. The research carried out had qualitative character and the participation of 15 interviewees, former scholarship holders from different courses. The analysis of the results allowed the identification of borders in the social sphere, academic and professional that appeared in their trajectories. The research also identified the role of family support and high standard education as strategies for breaking borders. In this sense, despite the considerations of Bourdieu that discuss the social reproduction, the presence of a cultural and social capital incorporated was verified, resulting from an important adaptation, those former scholarship
holders could overcome challenges, ensuring a qualified insertion in the job market.
Orientador(es)
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Catalogação
2019-04-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37571@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37571@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37571
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