Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MERCADO FINANCEIRO NA PERSPECTIVA DAS MULHERES

Título
[en] THE DIFFERENCE BETWEEN MEN AND WOMEN IN THE FINANCIAL MARKET FROM THE PERSPECTIVE OF WOMEN

Autor
[pt] JESSICA CRISTINA DE CASTRO SILVA

Vocabulário
[pt] MERCADO DE TRABALHO

Vocabulário
[pt] EQUIDADE DE GENERO

Vocabulário
[pt] MERCADO FINANCEIRO

Vocabulário
[pt] CARREIRA

Vocabulário
[en] JOB REQUIREMENT

Vocabulário
[en] GENDER EQUITY

Vocabulário
[en] FINANCIAL MARKET

Vocabulário
[en] CAREER

Resumo
[pt] Este artigo analisa o desempenho da mulher executiva, assalariada, e que decidiram pela carreira nos setores de bancos de investimento, mercados de capitais e serviços financeiros no Brasil. O presente estudo apresentará, através de uma amostra de 10 entrevistadas, o dia-a-dia da mulher no mercado para testar algumas ideias quanto a atuação feminina, o sentimento das mulheres frente ao conceito e existência da discriminação no ambiente laboral. Buscam-se, também, as razões da discriminação da mão-de-obra feminina, por parte das modernas organizações, dos clientes, fornecedores e gestores. Com isso, os mesmos terão maior conhecimento para iniciar ações que valorizem essa mão de obra e as próprias mulheres terão exemplos de atitudes e vivencias que contribuirão para seu caminho profissional. Na revisão da literatura foram apresentados diversos fatores que influenciaram e colaboraram para a construção da visão da mulher diante da sociedade, o movimento feminista, a divisão sexual do trabalho e os avanços obtidos pela legislação. Através da pesquisa qualitativa e do método de pesquisas exploratória, foram efetuadas entrevistas com mulheres e analisados os dados e informações coletadas por revistas, jornais, livro e outras artigos e dissertações sobre o assunto.

Resumo
[en] This article analyzes the performance of the salaried executive woman who decided to pursue careers in the investment banking, capital markets and financial services sectors in Brazil. The present study will present, through a sample of 10 interviewees, the daily life of the woman in the market to test some ideas about the female performance, the women s feeling about the concept and existence of discrimination in the work environment. The reasons for the discrimination of the female labor force are also sought by modern organizations, customers, suppliers and managers. With this, they will have greater knowledge to initiate actions that value this workforce and the women themselves will have examples of attitudes and experiences that will contribute to their professional path. In the review of the literature, several factors that influenced and collaborated to construct the vision of women before the society, the feminist movement, the sexual division of labor and the advances obtained by the legislation were presented. Through qualitative research and the exploratory research method, interviews were conducted with women and data and information collected by magazines, newspapers, books and other articles and dissertations were analyzed.

Orientador(es)
EDMUNDO EUTROPIO COELHO DE SOUZA

Catalogação
2019-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37519@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37519@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37519


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF