Título
[pt] A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Título
[es] LA IMPORTÂNCIA DE LA LITERATURA COMO ELEMENTO DE CONSTRUCCIÓN DEL IMAGINARIO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD VISUAL
Autor
[pt] MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
Vocabulário
[pt] MITO
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO MAGICO
Vocabulário
[pt] SENSO CRITICO
Vocabulário
[pt] PODER CRIATIVO
Vocabulário
[pt] DEFICIENCIA VISUAL
Vocabulário
[pt] LITERATURA INFANTIL
Vocabulário
[pt] IMAGINARIO
Vocabulário
[pt] LIBERDADE DE EXPRESSAO
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[es] MITO
Vocabulário
[es] PENSAMIENTO MAGICO
Vocabulário
[es] CONCIENCIA CRITICA
Vocabulário
[es] PODER CREATIVO
Vocabulário
[es] DISCAPACIDAD VISUAL
Vocabulário
[es] LITERATURA INFANTIL
Vocabulário
[es] IMAGINARIOS
Vocabulário
[es] LIBERTAD DE EXPRESION
Vocabulário
[es] INFANCIA
Resumo
[pt] A importância da literatura como elemento de construção do imaginário da criança com deficiência visual é o tema do presente estudo. O texto literário, atuando como mediador desse processo de aquisição artisticocultural e do desenvolvimento do intelecto, mostra que é necessário buscar-se um rumo pedagógico para que crianças cegas ou com baixa visão tenham sua leitura de mundo enriquecida. A privação ou déficit severo da visão podem roubar da infância a capacidade de sonhar, de engendrar pensamentos mágicos, ricos de fantasia e beleza, tornando o imaginário da criança empobrecido e destituído de criatividade. Todavia, a imaginação, o poder criativo, o senso crítico, o extravasamento de emoções e sentimentos, pertencem a qualquer criança. A criança com deficiência visual é um ser cognoscente. Aprende, cria, recria. Porém, precisa vivenciar o mundo que a rodeia, experimentar tudo que a cerca. Sua sensibilidade e subjetivismo são desenvolvidos a partir de uma ação educativa aberta que supra suas demandas internas e premências cotidianas. Para tanto, a leitura sólida, prazerosa, instigadora é imprescindível. Propicia o avanço da criança em direção ao belo, à estética, à criação. O elemento imaginativo necessita entrar em estado de efervescência para fazer-se ativo e criador. A criança com deficiência visual pode alcançar tal evolução. Este trabalho mostrou possibilidades e fez o cotejo entre a criança vidente e a criança com deficiência visual, comprovando que a deficiência traz limites, mas não impõe impedimentos irreversíveis. O imaginário da criança cega ou com baixa visão constrói-se e alarga-se de acordo com as oportunidades que lhe são oferecidas.
Resumo
[es] La importancia de la literatura como elemento de construcción del imaginario del niño con discapacidad visual es el tema del presente trabajo. El texto literario, actuando como mediador del proceso de aquisición del arte, de la cultura y del desarrollo del intelecto, muestra que es necesario buscarse un camino pedagógico para que niños ciegos y con visión reducida, tengan su lectura de mundo más rica. La privación o la discapacidad de la visión pueden robar de la infancia la capacidad de soñar y crear pensamientos mágicos, llenos de fantasía y belleza, haciendo el imaginario del niño pobre y sin creatividad. Aunque la imaginación, el poder creativo, la conciencia crítica, el transbordo de las emociones y sentimientos, que pertenecen a cualquier niño. El niño con discapacidad visual es un ser que se desarrolla. Aprende, cría y vuelve a crear. Precisa vivir y experimentar el mundo a su vuelta. Su sensibilidad y subjetivismo son desarrollados bajo una acción educativa abierta capaz de suprir sus demandas cotidianas infantiles. Para tanto, la lectura sólida, placentera, instigadora es imprecindible. Proporciona el avance del niño em dirección al bello, a la estética, a la criación. El elemento imaginativo necesita entrar en estado de efervecencia para hacerse activo y creador. El niño con discapacidad visual puede alcanzar tal evolución. Este trabajo mostró posibilidades y hizo el confronto entre el niño sin discapacidad visual y el niño ciego o con visión reducida, comprobando que la deficiencia trae límites, pero no impone impedimientos irreversibles. El imaginario del niño ciego o con discapacidad visual se construye y se amplia conforme las oportunidades que le son ofrecidas.
Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
VALERIA CRISTINA RIBEIRO PEREIRA
Catalogação
2019-03-28
Apresentação
2011-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37511@1
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37511@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37511
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICE PDF