Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A EMERGÊNCIA DO REAL NA EXPERIÊNCIA TEATRAL

Título
[en] THE EMERGENCE OF THE REAL IN THEATRICAL EXPERIENCE

Autor
[pt] BRUNO SANTOS AUGUSTO

Vocabulário
[pt] TRANSMIDIA

Vocabulário
[pt] EXPERIMENTACAO CENICA

Vocabulário
[pt] JEFFERSON MIRANDA

Vocabulário
[pt] COMPANHIA TEATRO AUTONOMO

Vocabulário
[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] TEATRO CARIOCA

Vocabulário
[en] TRANSMEDIA

Vocabulário
[en] EXPERIMENTAL SCENE

Vocabulário
[en] JEFFERSON MIRANDA

Vocabulário
[en] COMPANHIA TEATRO AUTONOMO

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING

Vocabulário
[en] CARIOCA THEATRE

Resumo
[pt] A dissertação A emergência do real na experiência teatral oferece uma reflexão crítica do espetáculo Nu de Mim Mesmo, encenado no Rio de Janeiro em 2008 pela Companhia Teatro Autônomo, que representa um inovador espaço de experimentação no panorama teatral carioca dos últimos vinte anos. Criada em processo colaborativo entre os atores e a direção de Jefferson Miranda em parceria com Flavio Graff, a obra dialoga com Literatura, Artes Plásticas e Cinema, tendo como palco a cena teatral em sua materialidade específica. Realizando uma investigação de teor metadiscursivo, o grupo se insere em um viés do teatro contemporâneo que busca interrogar-se acerca de seus limites, oferecendo um campo experimental profícuo para o entrecruzamento de diversas mídias. Privilegiando uma perspectiva construtivista, a dissertação ensaia formas alternativas de compreensão do teatro contemporâneo, apontando para uma reflexão acerca de conceitos tais como realidade, sentido e identidade, entendidos para além das dicotomias real/ficcional.

Resumo
[en] The master thesis The Emergence of the Real in Theatrical Experience offers a critical view on the play Nu de mim mesmo (Nude of myself) staged in Rio de Janeiro, in 2008, by the Companhia Teatro Autônomo (Autonomous Theatre Company) which represents an innovative reference in the Carioca theatre scenery of the past twenty years. Created in a collaborative process involving actors and the direction of Jefferson Miranda, in partnership with Flavio Graff, this production, based on the theatrical field in its specificity and materiality, also establishes dialogues with the fields of Literature, Fine Arts and Cinema. Throughout a metalinguistic driven investigation, the group can be inserted into a particular branch of the contemporary theatre that questions its own limits, offering an advantageous experimental field to the intercrossing of various medias. Within this scope, with an approach that is close to the constructivist perspective, the thesis rehearses alternative forms of understanding contemporary theatre, and analyzes concepts such as reality, meaning and identity, all of them understood beyond the reality/fiction dichotomy.

Orientador(es)
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA

Coorientador(es)
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

Banca
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

Banca
BEATRIZ VIEIRA DE RESENDE

Catalogação
2019-03-27

Apresentação
2011-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37506@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37506@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37506


Arquivos do conteúdo
CAPA, RESUMO, ABSTRACT, AGRADECIMENTOS, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF