Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PENSANDO A FORMAÇÃO EM ARTES LIBERAIS COM POMBOS NO CAIRO

Autor
[pt] KARIM-YASSIN GOESSINGER

Vocabulário
[pt] ARTES LIBERAIS PELA BASE

Vocabulário
[pt] INTERVENCAO INFRA-ESTRUTURAL

Vocabulário
[pt] POMBAL

Vocabulário
[pt] CAIRO

Resumo
[pt] Proponho nesse artigo pensar sobre a prática pedagógica, em especial a formação em artes liberais, com pombos. A meta é apresentar a metáfora de um pombal numa tentativa de um gesto na direção de um desejável ambiente de aprendizagem para o ensino superior. A metáfora surgiu a partir de uma reflexão no CILAS (Cairo Institute of Liberal Arts and Sciences). Uma micro faculdade de cursos de artes liberais, o CILAS convoca alunos adultos a se engajarem com artes liberais pela base, e se tornou notável nos seus seis anos existência por três qualidades que estão refletidas nos pombos. Pombos relembram, se auto reconhecem e fazem alteração de relógio (clock-shifting). Dessa forma, eles mantêm posicionamento, auto-reflexão e flexibilidade estrutural, ingredientes que me parecem promover uma formação em artes liberais baseada em localização, é inter-epistêmica e decolonial, como é manifestada na localização do CILAS, sua metodologia e seu currículo.

Catalogação
2019-03-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37502@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF