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Título
[pt] A QUALIDADE DO ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO GASTRONÔMICO DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] SERVICE QUALITY AS A COMPETITIVE ADVANTAGE IN RIO DE JANEIRO S GASTRONOMIC MARKET

Autor
[pt] GUILLERMO ENRIQUE THIENGO

Vocabulário
[pt] SATISFACAO

Vocabulário
[pt] ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] CLIENTE

Vocabulário
[pt] RESTAURANTE

Vocabulário
[en] SATISFACTION

Vocabulário
[en] CUSTOMER SERVICE

Vocabulário
[en] CUSTOMER

Vocabulário
[en] RESTAURANT

Resumo
[pt] O presente trabalho visa ressaltar a recorrente situação que se encontram os restaurantes do Rio de Janeiro, onde a baixa frequência e a forte concorrência entre os estabelecimentos ocasiona o encerramento das atividades dos que não se adequam. Desta forma, o atendimento ao consumidor vem ganhando destaque ao longo dos anos, sendo muitas das vezes o diferencial diante da vasta concorrência. Ademais, abordaremos ao longo do trabalho, como o atendimento do manobrista até o momento em que se paga a conta, impacta na visão do consumidor. Nesse sentido, foi realizada pesquisa de campo para compreender melhor como esse serviço estava sendo prestado do ponto de vista dos consumidores. Além disso, a análise dos dados será de suma importância para que os sócios e proprietários tenham um melhor entendimento da importância da qualidade do serviço prestado e, assim, possam obter uma vantagem competitiva. Destaca-se o fato que os consumidores estão cada vez mais receosos em relação ao atendimento, que muitas das vezes acabam deixando de ter novas experiências gastronômicas. Ao final, abordar-se-ão os resultados alcançados com essa pesquisa, que de antemão foram satisfatórios, porém indicam que os estabelecimentos precisam dar mais importância ao consumidor visto que são eles que determinam se um lugar irá prosperar ou não.

Resumo
[en] This paper addresses a recurring situation in Rio de Janeiro s restaurants, one where slow business and strong competition between establishments lead to their closing. In this scenario, customer service has been gaining importance over the years, often being what makes a restaurant stand out in the midst of vast competition. This paper contains an analysis of items that influence a consumer s opinion of the restaurant, from the valet s service up to when the check is paid. Field research was carried out to understand how customer service impacted people s views of a restaurant. Furthermore, this data analysis will be significant for restaurant owners, who will have a better understanding of their client s priorities and will therefore be able to have a competitive advantage. It is worth noting that consumers are becoming afraid of low quality service, which often prevents them from having new gastronomic experiences. Finally, the results of this research will be analyzed in depth, but overall indicate that establishments need to give more importance to satisfying their customer s needs, which is the determinant factor of the business prosperity.

Orientador(es)
DANIEL KAMLOT

Catalogação
2019-03-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37483@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37483@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37483


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