Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA

Título
[en] THE CINEMATOGRAPHIC SENSIBILITY IN URBAN AND MODERN CULTURE

Autor
[pt] RAFAEL HOTZ AZEVEDO

Vocabulário
[pt] SENSIBILIDADE

Vocabulário
[pt] CULTURA DE MASSA

Vocabulário
[pt] CIDADE

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA URBANA

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[en] SENSITIVITY

Vocabulário
[en] MASS CULTURE

Vocabulário
[en] CITY

Vocabulário
[en] URBAN EXPERIENCE

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] MODERNITY

Resumo
[pt] O presente trabalho discute a relação entre narrativas cinematográficas e a construção de uma sensibilidade moderna e urbana, bem como as transformações na percepção humana intensificadas com os avanços dos aparatos técnicos. Ou seja, qual é o papel do cinema na era da reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin (1939). Considerado ao mesmo tempo a expressão artística da modernidade e a ferramenta com a qual os indivíduos aprendem a observar o funcionamento desse novo mundo e desse novo cotidiano afetado pelas tecnologias, o cinema é o elemento que guia o nosso trabalho e estabelece as reflexões para o nosso estudo. Autores como Leo Charney e Vanessa Schwartz (2004), Walter Benjamin (1939), Jonathan Crary (2012), Susan Buck-Morss, Jacques Aumont (2004) são utilizados como referencial teórico. A discussão foi realizada junto à análise fílmica das obras Tempos Modernos (1936) de Charlie Chaplin, 1984 (1956) de Michael Anderson, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Ela (2014) de Spike Jonze, Medianeras (2011) de Gustavo Taretto, Paris, Te amo (2006) Joel e Ethan Coen, Gérard Depardieu, Gus Van Sant e others, Babel (2006) de Alejandro Gonzáles Iñárritu, Violino Vermelho (1998) de François Girard, Balzac e a costureirinha chinesa (2001) de Dai Sijie e Uma Vida Iluminada (2005) de Liev Schreiber.

Resumo
[en] This dissertation aims to analyze the impacts of cinema on the sensitivity of individuals and the changes that occur in human perception with the advancement of the technique. Authors such as Leo Charney and Vanessa Schwartz (2004), Walter Benjamin (1939), Jonathan Crary (2012), Susan Buck-Morss (2012), Jacques Aumont (2004) are used as theoretical reference. The discussion was carried out together with the film analysis of Modern Times (1936), made by Charlie Chaplin, 1984 (1956) by Michael Anderson, Blade Runner (1982) by Ridley Scott, Her (2014) by Spike Jonze, Medianeras: Buenos Aires in times of virtual love (2011) by Gustavo Taretto, Paris I love you (2006) by Joel and Ethan Coen, Gérard Depardieu, Gus Van Sant and others, Babel (2006) by Alejandro Gonzáles Iñárritu, The Red Violin (1998) by François Girard, Balzac and the little chinese seamstress (2001) by Dai Sijie and Everything Is Illuminated (2005) by Live Schreiber.

Orientador(es)
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
FABIANA CRISPINO SANTOS

Banca
GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Catalogação
2019-03-25

Apresentação
2017-08-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37467


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF