Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AMBIENTE VIOLENTO, INFÂNCIA PERDIDA?

Título
[en] VIOLENT ENVIRONMENT, LOST CHILDHOOD?

Autor
[pt] ANA CAROLINA DIAS VIEIRA

Vocabulário
[pt] PSICANALISE

Vocabulário
[pt] SUSTENTACAO

Vocabulário
[pt] AMADURECIMENTO PRECOCE

Vocabulário
[pt] TRAUMA

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS

Vocabulário
[en] SUPPORT

Vocabulário
[en] EARLY MATURING

Vocabulário
[en] TRAUMA

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Resumo
[pt] O potencial criativo e de simbolização de crianças de duas favelas do Rio de Janeiro, Turano e Chapéu Mangueira, foi o ponto de partida para a presente pesquisa que se propõe a investigar a estruturação e as estratégias de subjetivação apresentadas neste contexto sócio-cultural, muitas vezes hostil e violento. Utilizamos casos e experiências vividas na ONG Casa da Árvore para desenvolver este estudo e retratar a realidade revelada nas falas e brincadeiras das crianças. O objetivo desta dissertação é investigar como se constitui um sujeito que vive constantemente em uma realidade onde o medo, o terror e o desamparo se apresentam de forma tão intensa e o potencial traumático precisa ser considerado. Trabalhamos com a hipótese de que neste ambiente traumático a comunidade e os laços afetivos existentes amenizam o potencial desestruturante. Com a sua hospitalidade e empatia, a comunidade forneceria o acolhimento necessário para propiciar um desenvolvimento saudável. No entanto, acreditamos também que o excesso de desamparo do ambiente pode acarretar um amadurecimento precoce da criança como uma tentativa de cura, de sabiamente cuidar de si.

Resumo
[en] The creative and symbolization potential of children from two slums, Turano and Chapéu Mangueira in Rio de Janeiro was the jumping-off point for this research that proposes an investigation of the structure and subjectification strategies presented in this often violent and hostile socio-cultural context. We used cases and experiences lived out at the NGO Casa da Árvore in order to develop this study and to create a portrait of the reality revealed within the slums and in the children s play. The goal of this dissertation is to investigate how a subject that lives constantly in a reality where fear, terror and helplessness are constantly present in an intense and potentially traumatic way needs to be considered. We work with the hypothesis that in this traumatic environment, the existing community and affective ties alleviate the deconstructive potential. With its hospitality and empathy, the community provides the necessary refuge to propitiate a healthy development. We believe, however, that the excess of destitution of the environment can result in the early maturity of the child in an attempt to cure, to wisely care for themselves.

Orientador(es)
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG

Banca
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG

Banca
CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR

Banca
CARLOS ALBERTO PLASTINO ESTEBAN

Catalogação
2019-03-22

Apresentação
2011-03-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37449@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37449@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37449


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF