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Título
[pt] IMPRIMINDO A MODA: O IMPACTO DA IMPRESSÃO 3D NO REGIME DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E NA INDÚSTRIA DA MODA

Autor
[pt] BEATRIZ LAUS MARINHO NUNES

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] FASHION LAW

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA DA MODA

Vocabulário
[pt] MANUFATURA ADITIVA

Vocabulário
[pt] IMPRESSAO 3D

Vocabulário
[pt] DESIGNER

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] PROPRIEDADE INTELECTUAL

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] INTERNET

Resumo
[pt] A Indústria da Moda é hoje umas das maiores indústrias globais, sendo, por tal, um mercado de importante participação na economia mundial. A moda surge da inovação, da distinção de estilos que formam tendências e definem épocas. Assim, é necessário que sejam desenvolvidos mecanismos para a proteção tanto dos designs de moda, como também das criações em si. Com a popularização da Impressão 3D, a Indústria da Moda também passou a utilizar a tecnologia para criar produtos personalizados e complexos, sendo um novo incentivo para a inovação no âmbito da moda. O presente trabalho tem por objetivo analisar as questões relacionadas às formas de proteção da moda, notadamente a proteção conferida pelos institutos vigentes da Propriedade Intelectual ao design, ao mesmo tempo evidenciando como a impressão 3D se manifesta nesta equação. A intenção é verificar, considerando as características intrínsecas tanto da Indústria da Moda, como da Impressão 3D, se há necessidade de uma proteção sui generis para criações de moda e de seus designs que combinem elementos tradicionais com elementos tridimensionais.

Orientador(es)
EDUARDO JOSE GUEDES MAGRANI

Catalogação
2019-03-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37300@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37300


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