Título
[en] PROPAGATION OF SOUND IN TWO-DIMENSIONAL VIRTUAL ACOUSTIC ENVIRONMENTS.
Título
[pt] PROPAGAÇÃO DE SOM EM AMBIENTES ACÚSTICOS VIRTUAIS BIDIMENSIONAIS
Autor
[pt] SERGIO ALVARES R SOUZA MAFFRA
Vocabulário
[pt] TRACAMENTO DE FEIXES
Vocabulário
[pt] DECOMPOSICAO DO ESPACO EM CELULAS CONVEXAS
Vocabulário
[pt] DIFRACAO
Vocabulário
[pt] PROPAGACAO DO SOM
Vocabulário
[pt] AMBIENTES VIRTUAIS
Vocabulário
[pt] AUDIO 3D
Vocabulário
[en] BEAM TRACING
Vocabulário
[en] DECOMPOSITION OF SPACE INTO CONVEX CELLS
Vocabulário
[en] DIFRACTION
Vocabulário
[en] SOUND PROPAGATION
Vocabulário
[en] VIRTUAL ENVIRONMENTS
Vocabulário
[en] 3D AUDIO
Resumo
[pt] Durante muito tempo, a simulação computacional de fenômenos
acústicos tem sido utilizada principalmente no projeto e
estudo da acústica de ambientes. Recentemente, no entanto,
podemos ver um maior interesse na utilização dessas
simulações como forma de aumentar a sensação de imersão
em ambientes virtuais. De forma geral, podemos dizer que um
ambiente acústico virtual deve ser capaz de realizar duas
tarefas: simular a propagação do som em um ambiente e ser
capaz de reproduzi-lo com seu conteúdo espacial, isto é,
reproduzi-lo de forma a permitir o reconhecimento da direção
de propagação do som. Esta dissertação trata desses dois
assuntos. São revistos os algoritmos mais comuns para o
cálculo da propagação do som e, brevemente, as formas
utilizadas para reproduzir áudio com conteúdo espacial.
Também é apresentada a implementação de um ambiente acústico
virtual, baseado nos algoritmos de beam tracing, que simula
a propagação do som em ambientes bidimensionais. Como
grande parte do cálculo de propagação é realizada em uma
etapa de pré-processamento, o ambiente acústico virtual
implementado trata apenas de fontes fixas no espaço. Os
caminhos de propagação calculados são compostos de
reflexões especulares e difrações do som.
Resumo
[en] For a long time, computational simulation of acoustic
phenomena has been used mainly in the design and study of
the acoustic properties of concert and lecture halls.
Recently, however, there is a growing interest in the use
of such simulations in virtual environments in order to
enhance users` immersion experience. Generally, we can say
that a virtual acoustic environment must be able to
accomplish two tasks: simulating the propagation of sound
in an environment and reproducing audio with spatial
content, that is, in a way that it allows the recognition
of the direction of sound propagation. These tasks are the
topic of the present dissertation. We begin with a revision
of the most common algorithms for the simulation of sound
propagation and, briefly, of the reproduction of audio with
spatial content. We then present the implementation of a
virtual acoustic environment, based on beam tracing
algorithms, which simulates the propagation of sound waves
in two-dimensional environments. As most of the computation
is made in a pre-processing stage, the virtual acoustic
environment implemented is appropriate only for spatially
fixed sound sources. The propagation paths computed are
made of specular reflections and of diffractions.
Orientador(es)
MARCELO GATTASS
Coorientador(es)
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO
Banca
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA
Banca
EMANOEL PAIVA DE OLIVEIRA COSTA
Banca
MARCELO GATTASS
Banca
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Catalogação
2003-07-16
Apresentação
2003-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3723@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3723@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3723
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CONCLUSÃO PDF BIBLIOGRAFIA PDF