Título
[pt] A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE GEOGRAFIA DA PUC RIO NA ESCOLA MUNICIPAL GEORG PFISTERER
Autor
[pt] BARBARA RAMOS MEDEIROS
Vocabulário
[pt] PIBID CAPES
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO CARTOGRAFICO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
[pt] O presente trabalho de monografia busca discutir sobre a importância do Letramento Cartográfico. Por meio de diferentes atividades realizadas em turmas, atendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia da PUC-Rio, buscamos analisar a contribuição do conhecimento cartográfico para a formação dos alunos, em seu percurso no ensino básico, em sua trajetória para se tornar um cidadão crítico e ativo na sociedade. Nesta pesquisa, demonstramos que isso pode se dar por meio da compreensão das transformações espaciais complexas adquiridas no processo de alfabetização cartográfica no Ensino de Geografia. Contudo, observam-se limites colocados pelo déficit em termos do Letramento Científico e o agravamento desta situação face aos desafios da educação escolar.
Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Catalogação
2019-02-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37106@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37106
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF