Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O SAGRADO EM RAFAEL SANZIO ANÁLISE DO MECENATO DA IGREJA CATÓLICA NO INÍCIO DO SÉCULO XVI

Título
[en] THE SACRED IN RAFAEL SANZIO. ANALYSIS OF THE PATRONAGE OF THE CATHOLIC CHURCH IN THE EARLY 16TH CENTURY

Autor
[pt] MARINA BARBOSA DO REGO SILVA

Vocabulário
[pt] IMAGEM

Vocabulário
[pt] MECENATO

Vocabulário
[pt] RAFAEL SANZIO

Vocabulário
[pt] RENASCIMENTO ITALIANO

Vocabulário
[pt] IGREJA CATOLICA

Vocabulário
[en] IMAGE

Vocabulário
[en] PATRONAGE

Vocabulário
[en] RAFAEL SANZIO

Vocabulário
[en] ITALIAN RENAISSANCE

Vocabulário
[en] CATHOLIC CHURCH

Resumo
[pt] O sagrado refere-se ao que está relacionado ao divino, ao culto. As imagens também fazem parte do universo do sagrado. Durante a Idade Média e no movimento do Renascimento, o simbolismo que a religiosidade representa exerce significativa força no cotidiano. No movimento renascentista, a produção de imagens religiosas se intensificou, esse aumento indica uma intencionalidade da religião predominante no período. Esta dissertação se propõe a analisar as relações do mecenato da Igreja Católica em relação à duas pinturas produzidas pelo pintor Rafael Sanzio, do renascimento italiano. A força, a subjetividade, a potência de afetação são alguns dos elementos presentes nas imagens com a temática religiosa que precisam ser considerados como fundamentais para a compreensão da representação, funcionalidade e intenção das imagens.

Resumo
[en] The sacred refers to what is related to the divine, to worship. The images are also part of the universe of the sacred. During the Middle Age and in the Renaissance movement, the symbolism that religiosity represents exerts significant force in everyday life. In the Renaissance movement, the production of religious images intensified and the increase indicates an intentionality of the predominant religion in that period. This work proposes to analyze the relations between the patronage of the Catholic Church and two paintings by the painter Rafael Sanzio, which was an artist of the Italian renaissance. The strength, subjectivity and power are some of the elements presented in the images with the religious theme, which must be considered as fundamental for the understanding of the representation, functionality and intention of the images.

Orientador(es)
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER

Banca
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER

Banca
MARIO ANGELO BRANDAO DE O MIRANDA

Banca
MARIO JORGE DA MOTTA BASTOS

Catalogação
2019-02-14

Apresentação
2018-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36849@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36849@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36849


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF