Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] GIVE US OUR DAILY STEREOTYPES: AN INTERCULTURAL APPROACH TO PL2E TEACHING

Título
[pt] O ESTEREÓTIPO NOSSO DE CADA DIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE PL2E

Autor
[pt] CARLOS ALBERTO SOARES ALVES

Autor
[pt] EDSON VELAME JUNIOR

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] ESTERIOTIPOS

Vocabulário
[pt] PL2E

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO

Vocabulário
[pt] LINGUA

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] STEREOTYPES

Vocabulário
[en] PL2E

Vocabulário
[en] INTERCULTURAL STUDIES

Vocabulário
[en] LANGUAGE

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o impacto que os estereótipos podem causar no ensino de PL2E provocando possíveis comportamentos reducionistas em relação à cultura do outro. Assim, utilizamos o interculturalismo como pressuposto teórico de mediação do processo de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão e intervenção dos possíveis estranhamentos que ora surgem nos cruzamentos interculturais. Para isso, faremos um breve percurso teórico sobre língua e cultura presentes em Hall (1998), Singer (1998), Barna (1998) e Kramsch (2017), sobre o interculturalismo em Meyer (2013) e Mendes (2004) e, por fim, tratamos sobre estereótipos à luz de Lippmann (1998), Espíndola (2010) e Byram e Morgan (1993).

Resumo
[en] The goal of this work is to reflect upon the impact that stereotypes can cause in PL2E teaching, causing possible reductionist behaviors towards the cultures of others. Therefore, we use interculturalism as a theoretical presupposition for mediating the process of teaching and learning as an instrument of reflection and intervention into possible intercultural clashes. For this end, we will go through a brief theoretical tour on language and cultures, as found in Hall (1998), Singer (1998), Barna (1998) and Kramsch (2017), on interculturalism in Meyer (2013) and Mendes (2004) and finally, we will approach stereotypes in the view of Lippmann (1998), Espíndola (2010) and Byram and Morgan (1993).

Catalogação
2019-02-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36840@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36840@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.36840


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF