Título
[en] LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
Título
[pt] MORTOS-VIVOS NA SALA DE AULA?: CINEMA COMERCIAL DE APELO JUVENIL E O ENSINO DE HISTÓRIA
Autor
[pt] LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA E CINEMA
Vocabulário
[pt] HISTORIA E FILMES DE ZUMBIS
Vocabulário
[pt] CINEMA E DIFERENCA
Vocabulário
[pt] RELEITURAS DE ROMEU E JULIETA
Vocabulário
[pt] NARRATIVA FILMICA
Vocabulário
[pt] HISTORIA E CINEMA COMERCIAL E JUVENIL
Vocabulário
[en] HISTORY TEACHING AND CINEMA
Vocabulário
[en] HISTORY AND ZOMBIES MOVIES
Vocabulário
[en] CINEMA AND DIFFERENCE
Vocabulário
[en] REREADINGS OF ROMEO AND JULIET
Vocabulário
[en] FILM NARRATIVE
Vocabulário
[en] HISTORY AND COMMERCIAL AND YOUTH CINEMA
Resumo
[pt] A presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre o tema subjacente de uma saga humanizante e, finalmente, sobre possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (marginalização social, multiculturalismo, imigração, etc.). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo.
Resumo
[en] This text proposes to work with cinema and history s study. We focus on the pedagogical possibilities of the cinema to improve the study of History. Our propose has as its target the public of our schools: the classes of the three years of the medium teaching. We intend to demonstrate the pedagogical possibilities of commercial films produced for the youth. Those films are made, consumed and appreciated by a large public. We bet those productions can be worked with classical topics of history discipline. That could be a positive proposition in order to minimize a pedagogical gap between a school and a non-school world; between a formal educational space and an amusement space. We do not want to select and use films that approaches historical themes or historical periods as an illustration, complement or to show some ambiance of an era. This has been done (and well done) for some time. Nonetheless, we propose provocatives interpretations for films of youth appeal. In this sense, the film Warm bodies (USA, Jonathan Levine, 2013) is taken as reference/example. Through an analytical approach that takes into account text, context and the specificities of cinematographic language, we establish three links for the pedagogical use of the film. The first one is related to the explicit connection with the Shakespearean work (Romeo and Juliet). The second one, deal with the theme of a humanizing saga, and finally on metaphorical possibilities that could indicate the problematization of contemporary issues (social marginalization, multiculturalism, immigration etc.). Finally, with the elaboration of a pedagogical guide for the work with commercial films of youth appeal, we indicate the viability (and basic procedures) of similar employment for other works with similar educational potential.
Orientador(es)
LARISSA ROSA CORREA
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
LARISSA ROSA CORREA
Banca
CARMEN IRENE CORREIA DE OLIVEIRA
Catalogação
2019-02-01
Apresentação
2018-10-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36410
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