Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ORIGEM DOS EXTREMOS: A TEORIA DA LINGUAGEM NO CONCEITO DE OBRA DE ARTE DO PRIMEIRO WALTER BENJAMIN

Título
[en] THE ORIGIN OF EXTREMES: THE THEORY OF LANGUAGE IN THE EARLY WALTER BENJAMIN S CONCEPT O WORK OF ART

Autor
[pt] SERGIANO ALCANTARA DA SILVA

Vocabulário
[pt] ALEGORIA

Vocabulário
[pt] OBRA DE ARTE

Vocabulário
[pt] TEORIA DA LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] WALTER BENJAMIN

Vocabulário
[en] ALLEGORY

Vocabulário
[en] WORK OF ART

Vocabulário
[en] LANGUAGE THEORY

Vocabulário
[en] WALTER BENJAMIN

Resumo
[pt] A presente tese se dispõe a analisar o conceito de obra de arte de Walter Benjamin tomando em consideração sua teoria da linguagem. Temos como objeto os primeiros escritos do autor, que vão de 1910 até o ano de 1930. A partir daquela teoria, percebemos certa manutenção de uma estrutura de pensamento que abarca muitos temas, incluso nosso objeto, o de um conceito de obra. Essa estrutura se caracteriza pela determinação de extremos conceituais que se comunicam e se correspondem para formar um sistema filosófico que, contraditoriamente, se impõe pela fragmentação. Neste sentido, tentamos fazer uma abordagem topológica, nomeando alguns topoi, lugares conceituais que se espalham naquele sistema e que reproduzem as mesmas características, seja na filosofia da história, seja na teoria da arte. Com esse fim, atentaremos para uma dimensão que se forma aos poucos nessa estrutura, tomando ares dialéticos. É com isso que apontaremos as relações e correspondências entre aqueles extremos que se perfazem em topoi.

Resumo
[en] The present thesis aims to analyze Walter Benjamin s concept of work of art based on his theory of language, using as our object the first writings of the author, ranging from 1910 to 1930. The reason for focusing on such a theory is that we perceive the maintenance of a thought structure in it which encompasses many themes, including our own, that of a concept of work of art. This structure characterizes itself for the determination of conceptual extremes, which communicate and correspond one another in order to form a philosophical system that, contradictorily, is distinguished by its fragmentation. With this in mind, we intend to make a topological approach, that is, to name some topoi, motifs spread in Benjamin s system, which reproduce the same characteristics, either in his philosophy of history or in his theory of art. In sum, we point out the relations as well as the correspondences among those topoi as we also observe a dimension that gradually rises in this structure, a dialectical one.

Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER

Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES

Banca
SUZANA KAMPFF LAGES

Banca
ALINE MAGALHAES PINTO

Catalogação
2019-01-30

Apresentação
2018-08-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36361@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36361@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36361


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF