Título
[pt] A ORIGEM DOS EXTREMOS: A TEORIA DA LINGUAGEM NO CONCEITO DE OBRA DE ARTE DO PRIMEIRO WALTER BENJAMIN
Título
[en] THE ORIGIN OF EXTREMES: THE THEORY OF LANGUAGE IN THE EARLY WALTER BENJAMIN S CONCEPT O WORK OF ART
Autor
[pt] SERGIANO ALCANTARA DA SILVA
Vocabulário
[pt] ALEGORIA
Vocabulário
[pt] OBRA DE ARTE
Vocabulário
[pt] TEORIA DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] WALTER BENJAMIN
Vocabulário
[en] ALLEGORY
Vocabulário
[en] WORK OF ART
Vocabulário
[en] LANGUAGE THEORY
Vocabulário
[en] WALTER BENJAMIN
Resumo
[pt] A presente tese se dispõe a analisar o conceito de obra de arte de Walter Benjamin tomando em consideração sua teoria da linguagem. Temos como objeto os primeiros escritos do autor, que vão de 1910 até o ano de 1930. A partir daquela teoria, percebemos certa manutenção de uma estrutura de pensamento que abarca muitos temas, incluso nosso objeto, o de um conceito de obra. Essa estrutura se caracteriza pela determinação de extremos conceituais que se comunicam e se correspondem para formar um sistema filosófico que, contraditoriamente, se impõe pela fragmentação. Neste sentido, tentamos fazer uma abordagem topológica, nomeando alguns topoi, lugares conceituais que se espalham naquele sistema e que reproduzem as mesmas características, seja na filosofia da história, seja na teoria da arte. Com esse fim, atentaremos para uma dimensão que se forma aos poucos nessa estrutura, tomando ares dialéticos. É com isso que apontaremos as relações e correspondências entre aqueles extremos que se perfazem em topoi.
Resumo
[en] The present thesis aims to analyze Walter Benjamin s concept of work of art based on his theory of language, using as our object the first writings of the author, ranging from 1910 to 1930. The reason for focusing on such a theory is that we perceive the maintenance of a thought structure in it which encompasses many themes, including our own, that of a concept of work of art. This structure characterizes itself for the determination of conceptual extremes, which communicate and correspond one another in order to form a philosophical system that, contradictorily, is distinguished by its fragmentation. With this in mind, we intend to make a topological approach, that is, to name some topoi, motifs spread in Benjamin s system, which reproduce the same characteristics, either in his philosophy of history or in his theory of art. In sum, we point out the relations as well as the correspondences among those topoi as we also observe a dimension that gradually rises in this structure, a dialectical one.
Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER
Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Banca
SUZANA KAMPFF LAGES
Banca
ALINE MAGALHAES PINTO
Catalogação
2019-01-30
Apresentação
2018-08-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36361@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36361@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36361
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF