Título
[en] COMMUNICATION AND TRANSPARENCY: THE FACEBOOK OF RIO DE JANEIRO AND SÃO PAULO S CITY HALL
Título
[pt] COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA: O FACEBOOK DAS PREFEITURAS DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
Autor
[pt] CAROLINE BASTOS FARIA PECORARO
Vocabulário
[pt] FACEBOOK
Vocabulário
[pt] TRANSPARENCIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO PUBLICA
Vocabulário
[pt] TRANSPARENCIA PUBLICA
Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA DIGITAL
Vocabulário
[en] FACEBOOK
Vocabulário
[en] DIGITAL TRANSPARENCY
Vocabulário
[en] PUBLIC COMMUNICATION
Vocabulário
[en] PUBLIC TRANSPARENCY
Vocabulário
[en] DIGITAL DEMOCRACY
Resumo
[pt] Esta é uma pesquisa no campo da Comunicação no subcampo dos estudos de Internet e Transparência e tem como objetivo analisar se a comunicação via Facebook das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro ao longo do ano de 2017 abordou temas com potencial de levar à promoção de transparência pública. Este estudo adota uma metodologia qualitativa a partir do estabelecimento de categorias de análise do conteúdo das postagens. Ao fim, esta pesquisa verificou prevalência de conteúdo que tem o potencial de levar à promoção de transparência nas duas prefeituras. Em comum, as páginas do Facebook das duas prefeituras apresentaram um baixo investimento em postagens de Agenda, Conteúdo Fiscal e Responsividade e uma ênfase em Ações Governamentais e Serviços Públicos-sociais. Este trabalho também pretendeu contribuir para a lacuna de estudos a respeito da relação entre Comunicação Pública e Transparência e sobre o potencial de promoção de transparência pública para além de exigências legais.
Resumo
[en] This is a research in the field of Communication in the subfield of studies of Internet and Transparency and aims to analyze if the communication via Facebook of prefectures of São Paulo and Rio de Janeiro during the year 2017 addressed topics with potential to lead to the promotion of transparency. This study adopts a qualitative methodology based on the establishment of content categories of the posts. Finally, this research verified the prevalence of content that has the potential to lead to the promotion of transparency in both prefectures. In common, the Facebook pages of the two prefectures presented a low investment in postings of Agenda, Fiscal Content and Responsiveness and an emphasis on Government Actions and Public-Social Services. This paper also sought to contribute to the study gap regarding the relationship between Public Communication and Transparency and the potential of promoting public transparency beyond legal requirements.
Orientador(es)
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Coorientador(es)
MARIA PAULA ALMADA
Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
Banca
MARIA PAULA ALMADA
Banca
PAULA KARINI DIAS FERREIRA AMORIM
Catalogação
2019-01-28
Apresentação
2018-10-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36316@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36316@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36316
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