Título
[pt] AMBIENTE DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS DO SISTEMA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
Autor
[pt] ZINA REIS PINHEIRO
Vocabulário
[pt] OLAP
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA EMPRESARIAL
Vocabulário
[pt] CANCER
Vocabulário
[pt] DATA WAREHOUSE
Resumo
[pt] O uso de sistemas de informação em saúde no Brasil é relativamente recente e não parece ter interferido (pelo menos ainda) em uma desejada e mais ampla propagação. Criou-se rapidamente uma extensa base de dados de informações nacionais da saúde, mas não existe uma política unificada de comunicação entre estes sistemas, tornando as informações dispersas, redundantes e, muitas vezes, impossibilitando até mesmo o seu uso. Uma visão unificada das diferentes informações possibilitaria aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) resultados claros e precisos para controlar, regular e avaliar a qualidade da assistência, resultando em elementos necessários para ações de prevenção e controle de doenças. Considerando essa necessidade, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) vem investindo nos últimos anos em uma plataforma de Informações Gerenciais em Câncer que possibilite a integração dos sistemas de informação em câncer e, ao mesmo tempo, auxilie os gestores da rede de atenção oncológica na utilização dessa informação para agilizar tomadas de decisão. Iniciou-se em 2008 o mapeamento de alguns projetos que deverão situar-se nesse ambiente de integração de informações. A primeira fase dessa implantação refere-se às informações de câncer do colo do útero. Estima-se que o câncer do colo do útero em 2008 seja o segundo câncer mais comum na população feminina brasileira, representando 19 por cento de todas as neoplasias em mulheres (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER 2008). O método mais efetivo de prevenção de câncer do colo do útero, com redução em até 80 por cento da mortalidade, são os programas de rastreamento do câncer através do exame preventivo (Papanicolau). O Inca, em parceria com o DATASUS (empresa de informática do SUS), desenvolveu um sistema de rastreamento do câncer do colo do útero (SISCOLO) dotado de uma base de dados com mais de 61 milhões de registros, desde 2001. Com a presente monografia, pretende-se descrever as técnicas de business intelligence (data warehouse e OLAP) utilizadas para resolver o problema para consolidar, analisar e gerar relatórios abrangentes a partir de um único repositório de dados com regras consistentes às informações do SISCOLO.
Orientador(es)
ANDRE VARGAS ABS DA CRUZ
Catalogação
2019-01-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36152@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36152
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