Título
[pt] TEMPOS, ESPAÇOS E RELAÇÕES: A ESCOLA COMO LUGAR DE ENCONTRO COM AS CULTURAS DA INFÂNCIA
Autor
[pt] DANIELA MORAES MELLO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] CRIANCA E NATUREZA
Vocabulário
[pt] CULTURA DA INFANCIA
Vocabulário
[pt] DOCUMENTACAO PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] LIVRE BRINCAR
Vocabulário
[pt] COTIDIANO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os tempos, os espaços e as relações no cotidiano da educação infantil baseado na premissa de que a escola é um lugar de encontro com as culturas da infância. Utilizando como ponto de apoio da ação docente as referências da prática da documentação pedagógica, baseada na experiência das escolas da infância da cidade de Reggio Emília, Itália, de Freinet (1989), com o movimento cooperativo e de Emmi Pikler (2011), com o brincar livre, abrimos um espaço para reflexão da necessidade de uma formação continua de professores que seja atravessada pela estética em busca de uma educação mais ética. A partir de relatos de experiência e observações de uma prática pedagógica de desemparedamento da infância, com o Dia de Floresta, convidamos a pensar sobre um novo conceito de didática, uma didática de encantamento, em que o brincar livre com a - e na natureza e o protagonismo das crianças sejam matrizes estruturantes de um currículo da educação infantil.
Orientador(es)
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Catalogação
2019-01-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36136@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36136
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF