Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TEMPOS, ESPAÇOS E RELAÇÕES: A ESCOLA COMO LUGAR DE ENCONTRO COM AS CULTURAS DA INFÂNCIA

Autor
[pt] DANIELA MORAES MELLO

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] CRIANCA E NATUREZA

Vocabulário
[pt] CULTURA DA INFANCIA

Vocabulário
[pt] DOCUMENTACAO PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] LIVRE BRINCAR

Vocabulário
[pt] COTIDIANO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os tempos, os espaços e as relações no cotidiano da educação infantil baseado na premissa de que a escola é um lugar de encontro com as culturas da infância. Utilizando como ponto de apoio da ação docente as referências da prática da documentação pedagógica, baseada na experiência das escolas da infância da cidade de Reggio Emília, Itália, de Freinet (1989), com o movimento cooperativo e de Emmi Pikler (2011), com o brincar livre, abrimos um espaço para reflexão da necessidade de uma formação continua de professores que seja atravessada pela estética em busca de uma educação mais ética. A partir de relatos de experiência e observações de uma prática pedagógica de desemparedamento da infância, com o Dia de Floresta, convidamos a pensar sobre um novo conceito de didática, uma didática de encantamento, em que o brincar livre com a - e na natureza e o protagonismo das crianças sejam matrizes estruturantes de um currículo da educação infantil.

Orientador(es)
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO

Catalogação
2019-01-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36136@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36136


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF