Título
[pt] OLHANDO O INVISÍVEL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor
[pt] GISELLE HOWAT RODRIGUES
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] DOCUMENTACAO PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] RELACAO ENTRE CRIANCAS E ADULTOS
Resumo
[pt] Esta monografia aborda o tema das interações entre adultos e crianças na educação infantil e as questões que atravessam esta prática no trabalho com crianças pequenas, trazendo reflexões acerca das dificuldades e questionamentos presentes na atuação do professor e seu cotidiano. Pela abordagem teórica de Reggio Emilia e a pedagogia da escuta discute-se sobre um olhar sensível para a infância e as possibilidades que surgem de um espaço onde a educação é construída em conjunto e as crianças são vistas como protagonistas de seus processos de aprendizagem. Através de relatos de experiência é realizada uma pesquisa qualitativa onde, ao acompanhar as crianças por meio da documentação pedagógica, propõe-se a abertura de caminhos para uma ampliação do olhar e diferentes formas de ver e estar com crianças, enxergando-as como sujeitos ativos, potentes e detentores de direitos, intencionando pensar em possibilidades de práticas mais dialógicas e significativas.
Orientador(es)
ALEXANDRA COELHO PENA
Catalogação
2019-01-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36130@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36130
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF