Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A IDENTIDADE DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PARADIGMAS, PESQUISAS E NOVAS CONCEPÇÕES

Autor
[pt] MAIARA ISAIAS MENDES GOMES

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[pt] DOCENTE

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre quais elementos constituem a identidade do docente da Educação Infantil. A discussão do tema se dá em diálogo com os desafios que marcam a trajetória de profissionais que atuam nesta área, como a falta de compreensão do seu papel, o gênero que ainda determina compreensões diversas acerca do profissional etc. A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa teórica, e o texto está dividido em três capítulos. O primeiro traz uma contextualização da figura do professor de Educação Infantil através dos documentos norteadores da Educação Brasileira. No segundo, é apresentado um apanhado histórico da presença da mulher na Educação Infantil. E o terceiro e último capítulo discute a identidade do professor da Educação Infantil a partir de três teorias, a de Madalena Freire, a filosofia de Reggio Emília e de Sonia Kramer.

Orientador(es)
ALEXANDRA COELHO PENA

Catalogação
2019-01-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36114@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36114


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF