Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] IMPACT OF IT GOVERNANCE AND IT MANAGEMENT ON THE RESULTS OF THE BRAZILIAN ORGANIZATIONS

Título
[pt] IMPACTO DA GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NOS RESULTADOS DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

Autor
[pt] CLAUDIA MARCIA VASCONCELOS E MELLO DIAS

Vocabulário
[pt] SETOR PUBLICO

Vocabulário
[pt] CRIACAO DE VALOR PUBLICO

Vocabulário
[pt] GESTAO DE TI

Vocabulário
[pt] VALOR DA TI

Vocabulário
[pt] GOVERNANCA DE TI

Vocabulário
[en] PUBLIC SECTOR

Vocabulário
[en] PUBLIC VALUE CREATION

Vocabulário
[en] IT MANAGEMENT

Vocabulário
[en] IT VALUE

Vocabulário
[en] IT GOVERNANCE

Resumo
[pt] Essa pesquisa pretende colaborar para um melhor entendimento da importância da governança e gestão de TI, à luz da Resource-based View, para vencer os modernos desafios que se impõem às organizações públicas brasileiras em sua missão institucional de oferecer uma prestação de serviços públicos aos cidadãos com qualidade, segurança e eficiência. O estudo foi desenvolvido com base nos dados coletados pelo TCU junto às 482 organizações que responderam ao Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública (iGov2017). Os dados foram tratados de forma quantitativa usando as técnicas multivariadas de análise de fatores e análise de cluster. Em seguida, comparou-se o desempenho dos quatro grupos formados, em termos de observância da legislação vigente no tocante à prestação de serviços públicos com qualidade. A pesquisa revelou que 47,7 por cento das organizações exibem níveis incipientes de governança e gestão de TI com impactos na qualidade da prestação de serviços públicos. Destacam-se negativamente os índices de gestão de riscos, gestão de níveis de serviço de TI e gestão da segurança da informação. Em contrapartida, 19 por cento das organizações revelaram níveis satisfatórios de resultados e maturidade de governança e gestão de TI. As evidências encontradas apontam uma correlação positiva entre a qualidade da governança e gestão de TI e os resultados finalísticos das organizações. Os resultados dessa pesquisa sugerem que uma orquestração multifacetada, harmônica e complexa, que assegure um alinhamento consistente e contínuo entre decisões estratégicas, alinhamento estratégico de TI, gestão de riscos, gestão e governança de TI, afeta decisivamente o desempenho das organizações brasileiras.

Resumo
[en] This research aims to contribute towards a better understanding of the importance of IT governance and IT management, according to the Resource-based View, in order to overcome the modern challenges Brazilian public organizations face as part of their institutional mission of providing proper quality, secure and efficient public services to the citizens. The study was developed based on the data collected by the TCU from 482 organizations that responded to the Integrated Survey of Public Organizational Governance (iGov2017). The data was treated quantitatively using multivariate techniques such as common factor analysis and cluster analysis. Furthermore, a performance comparison of the concluding four groups was conducted, in terms of compliance with the current legislation regarding provision of high-quality public services. The survey revealed that 47,7 percent of the organizations exhibited incipient levels of IT governance and IT management with impacts on the quality of the public services provision. Indexes on risk management, IT service level management and information security management stood out negatively. On the other hand, 19 percent of the organizations showed satisfactory levels of results and maturity of IT governance and IT management. Evidence indicates that there is a positive correlation between the quality of IT governance and IT management and the targeted results of the organizations. The outcome of this research suggests that a complex, harmonious multifaceted orchestration that ensures a consistent and continuous alignment between strategic decisions, IT strategic alignment, risk management, IT governance and IT management decisively affects Brazilian public organizations performance.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
FABIO DE OLIVEIRA PAULA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI

Catalogação
2018-12-27

Apresentação
2018-11-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35934@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35934@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35934


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF