Título
[pt] POR QUE ALGUNS ALUNOS INSISTEM EM FALAR PORTUGUÊS DURANTE UMA AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA?: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA EXPLORATÓRIA
Título
[en] WHY DO SOME STUDENTS INSIST ON SPEAKING PORTUGUESE DURING AN EFL CLASS?: AN EXPLORATORY PRACTICE EXPERIENCE
Autor
[pt] ANA FLAVIA QUIRINO RAMOS
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] HABILIDADE ORAL
Vocabulário
[pt] INGLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA
Vocabulário
[pt] ATIVIDADES PEDAGOGICAS COM POTENCIAL EXPLORATORIO
Vocabulário
[pt] ALUNO
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] ORAL SKILLS
Vocabulário
[en] ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE
Vocabulário
[en] POTENTIALLY EXPLOITABLE PEDAGOGIC ACTIVITIES
Vocabulário
[en] STUDENT
Resumo
[pt] A condição de Inglês como Língua Franca tem levado mais e mais alunos de diferentes faixas etárias às salas de aula no mundo todo e muitos desses alunos enfrentam dificuldades no aprendizado de inglês como lingua estrangeira (LE), principalmente a respeito da habilidade oral, o que acaba levando-os a apelar à sua primeira língua durante a aula. Neste trabalho, após a formulação das questões: Por que alguns alunos insistem em falar Português durante a aula de Inglês? e Como eu me sinto quando eu falo Inglês? a Prática Exploratória (PE) foi usada como ferramenta para coletar dados através do uso de Atividades Pedagógicas Potencialmente Exploráveis (APPEs). A Teoria Fundamentada nos dados foi utilizada para análise dos mesmos. Com este estudo, outros profissionais também poderiam refletir sobre questões similares e trazer outras reflexes que poderiam complementar este estudo.
Resumo
[en] The condition of English as a língua franca has been pushing more and more students of different age groups into classrooms worldwide and many of these learners face difficulties when learning English as a foreign Language (EFL) especially regarding the speaking skill, which ends up making them resort to their first language during the class. In this paper, after the formulation of the puzzles Why do some students insist on speaking Portuguese during an EFL class? and How do I feel when I speak English?, Exploratory Practice (EP) was a tool used to collect the data through the use of Potentially Exploitable Pedagogic Activities (PEPAs). In order to analyze the data, Grounded Theory was used. With this study, other professionals could also reflect on similar questionings and might bring up other puzzles that could complement this study.
Orientador(es)
MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA
Catalogação
2018-12-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35883@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35883@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35883
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF