Título
[pt] FUNÇÕES E GRÁFICOS: UMA PROPOSTA COM OU SEM COMPUTADOR
Autor
[pt] GILDA DE LA ROCQUE PALIS
Autor
[pt] JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
Autor
[pt] ALCILEA AUGUSTO
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO ALGEBRICA DE FUNCOES
Vocabulário
[pt] SOFTWARES PARA O TRACADO DE GRAFICOS
Vocabulário
[pt] USO DE GRAFICOS NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS
Vocabulário
[pt] DISTORCAO DA COMUNICACAO DE DADOS POR MANIPULACAO DE ESCALAS
Vocabulário
[pt] ESCALAS E GRAFICOS
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO GRAFICA DE FUNCOES
Resumo
[pt] O curso Funções e gráficos, Uma proposta com ou sem computador foi desenvolvido de setembro a novembro de 1989, no âmbito do Projeto Matemática, Comunidade e Universidade. O curso era dirigido
a professores do ensino do 2o grau (hoje, ensino médio) e sua proposta incluía: associar a representação algébrica de funções à sua representação gráfica; analisar o uso de diferentes escalas nos gráficos,
sua importância e eventual exploração na distorção da comunicação de dados; explorar gráficos na resolução de problemas, entre outros temas que surgissem no desenrolar dessas atividades. Foram planejadas também seções com micro computadores para pôr em prática algumas dessas atividades. Naquela ocasião, foram enunciados mais exercícios do que seria possível resolver durante o curso. Como não era fácil o acesso a questões de concursos ou vestibulares, um acervo de tais questões era muito importante para o professor. Neste módulo, estão enunciados e resolvidos os exercícios cuja resolução consta de anotações da professora Valleria do Rego Monteiro Guimarães, participante do curso. Alguns deles foram resolvidos com softwares atuais, pois foram considerados interessantes dentro do objetivo
do curso. Nem todos foram transcritos aqui, pois hoje em dia há, na Internet, muitos problemas enunciados e resolvidos à disposição dos professores. Nesta série, o curso será exposto em dois módulos.
Este é o primeiro deles, com as três primeiras sessões, em que problemas eram propostos para resolução manual, em grupos e discussão posterior. O segundo módulo apresenta alguns dos problemas que foram resolvidos nas sessões com computador. Durante o curso, foi usado o software Winplot, que é gratuito e cabia num disquete que foi distribuído aos participantes. No módulo relativo a essas aulas, utilizamos
o Maple e o Geogebra. Como nosso objetivo é retratar, da maneira mais fiel possível, a experiência que constituiu o Projeto Matemática Universidade e Comunidade, não faremos considerações sobre o embasamento teórico que nos levou a escolher as atividades propostas e a conduzir os trabalhos
do grupo. Os leitores poderão facilmente reconhecer nos problemas propostos e nas observações feitas pela equipe a influência das ideias de David Tall, Ed Dubinsky por um lado, e de Raymond Duval, por
outro. A valiosa recuperação de eventos e discussões durante o curso foi possível graças à professora Valleria do Rego Monteiro Guimarães, participante do grupo de cursistas que, gentilmente, nos cedeu suas minuciosas anotações.
Catalogação
2018-11-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35704@1
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF