Título
[pt] AS PERSPECTIVAS DE JOVENS APRENDIZES SOBRE O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA
Título
[en] YOUNG LEARNERS PERSPECTIVES ON SECOND LANGUAGE LEARNING
Autor
[pt] JULIANA MARCIA DA FONSECA VIANNA LIMA DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUAS
Vocabulário
[pt] JOVEM APRENDIZ
Vocabulário
[pt] AFECTO
Vocabulário
[pt] ENTENDIMENTOS
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] LANGUAGE LEARNING
Vocabulário
[en] YOUNG LEARNERS
Vocabulário
[en] AFFECT
Vocabulário
[en] UNDERSTANDINGS
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Esta monografia apresenta uma pesquisa feita com os meus alunos do segundo ano de uma escola privada na cidade do Rio de Janeiro. Considerando que afeto tem um papel muito importante no aprendizado de uma língua, esta pesquisa, guiada pelos princípios da Prática Exploratória, tem como objetivo entender as perspectivas de jovens estudantes sobre o aprendizado de uma segunda língua, e como eles se sentem sobre o aprendizado de Inglês. Através de uma série de atividades pedagógicas, os meus alunos e eu tivemos a oportunidade de refletir sobre seus motivos para aprender Inglês como segunda língua e de discutir sobre seus sentimentos relacionados não apenas à linguagem, mas também à sala de aula. Como consequência, nós concluímos que a importância que nós damos ao afeto em nossas aulas estabelece o quão significativo pode ser o nosso ensino e o aprendizado dos nossos alunos.
Resumo
[en] This monograph presents a research carried out with my second graders in a private school in the city of Rio de Janeiro. Considering that affect plays a major role in the language learning process, this research, guided by the principles of Exploratory Practice, aims at understanding young learners perspectives on second language learning, and how they feel about learning English. Through a series of classroom activities, my students and I had the opportunity to reflect about their reasons for learning English as a second language and to discuss their feelings related not only to the language but also to the classroom. As a result, we concluded that the importance we give to affect in our classes establishes how meaningful our teaching and our students learning can be.
Orientador(es)
SABINE MENDES LIMA MOURA
Catalogação
2018-11-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35655@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35655@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35655
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF