Título
[pt] CONCEPÇÃO DE UMA BASE ARTICULADA PARA SIMULADOR PASSIVO DE BICICLETAS
Título
[en] DESIGN OF AN ARTICULATED BASE FOR THE PASSIVE BIKE SIMULATOR
Autor
[pt] ANA BEATRIZ DE GOES CAMPOS
Vocabulário
[pt] SIMULADOR
Vocabulário
[pt] DINAMICA DA BICICLETA
Vocabulário
[pt] BICICLETA
Vocabulário
[en] SIMULATOR
Vocabulário
[en] BICYCLES DYNAMICS
Vocabulário
[en] BICYCLE
Resumo
[pt] Desenvolvimento de um aparato passivo para fixação de uma bicicleta visando à futura construção de um simulador ativo com 3 graus de liberdade (velocidade longitudinal, ângulos de rolagem e guinada). Modelos 3D detalhados em Solid Works da bicicleta e do aparato para determinação das suas propriedades inerciais, a serem comparadas com testes experimentais realizados em uma bicicleta similar à detalhada no SW: posição (em relação aos pontos de contato dos pneus com o solo) e altura do centro de massa; momentos de inércia de rolagem e guinada; momentos de inércia das rodas. Avaliação do comportamento dinâmico de uma bicicleta instrumentada: velocidade e aceleração longitudinais, tempo de parada em frenagem, considerando diferentes relações de transmissão, em movimentos típicos (deslocamento em terreno plano, subida e descida de ladeiras); aceleração lateral, velocidades angulares de rolagem e guinada, ângulo de rolagem, ângulo de esterçamento do guidão, para comandos típicos do condutor em manobras padrão (skidpad, slalom e double lane change); coeficiente de dissipação nos mancais das rodas, tempo de queda. Tais informações visam a caracterização dos principais parâmetros e variáveis da bicicleta para definir as especificações do simulador: velocidade da base, limites dos ângulos de rolagem e guinada, posicionamento dos eixos de guinada e rolagem da base articulada em relação aos pontos de ancoragem da bicicleta, entre outros, de modo a garantir a maior aproximação possível do seu comportamento ao da bicicleta se deslocando normalmente/livremente. Construção de um protótipo do aparato em escala reduzida. Especificação de componentes da base articulada.
Resumo
[en] Development of a passive device to fix a bicycle aiming the future construction of an active simulator with 3 degrees of freedom (longitudinal speed, angles of roll and yaw). 3D models detailed in Solid Works of the bicycle and apparatus for determining their inertial properties, compared to the experimental tests on a bicycle similar to that detailed in the SW: position (in contact with the contact points of the tires with the ground) and height of the center of mass; moments of rolling and yaw inertia; moments of inertia of the wheels. Evaluation of the dynamic behavior of a bicycle: transmission speeds, stopping time in braking, change of speeds, change of direction, restriction of movement, ascent and descent of slopes; lateral acceleration, angular scroll and yaw speeds, roll angle, handlebar steering angle, for typical driver commands in standard maneuvers (skidpad, slalom and double lane change); coefficient of dissipation in the wheel bearings, fall time. This information aims to characterize the main parameters and variations of the bicycle to define as specifications of the model: base speed, roll and yaw limits, positioning of yaw axes and scrolling of the articulated base in relation to the anchor points of the bicycle, between others, in order to ensure a greater congruence of their behavior with the bicycle moving normally / freely. Construction of a prototype of the apparatus on a reduced scale. Specification of articulated base components.
Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO
Catalogação
2018-11-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35599@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35599@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35599
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