Título
[pt] ATO INFRACIONAL ADOLESCENTE: QUEM NÃO PODE FALAR ADOECE
Título
[en] TEENAGE INFRACTION: THOSE WHO CANNOT SPEAK WILL GET SICK
Autor
[pt] CAROLINE WEISS ALBUQUERQUE
Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE
Vocabulário
[pt] INFRATOR
Vocabulário
[pt] DELINQUENCIA
Vocabulário
[pt] TENDENCIA ANTISSOCIAL
Vocabulário
[pt] RESPONSABILIZACAO
Vocabulário
[pt] DISCURSO
Vocabulário
[pt] POBREZA
Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY
Vocabulário
[en] INFRACTOR
Vocabulário
[en] DELINQUENCY
Vocabulário
[en] ANTISOCIAL TENDENCY
Vocabulário
[en] ACCOUNTABILITY
Vocabulário
[en] DISCOURSE
Vocabulário
[en] POVERTY
Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo analisar a experiência desenvolvida num espaço de escuta oferecido dentro do Judiciário a jovens que cometeram ato infracional. Numa vida em meio à violência e à pobreza, como pensar em subjetividade nesse território? Como jovens marginalizados em sua condição e vistos como marginais podem existir numa cultura que os desloca? O que fazer com os jovens delinquentes? A psicanálise nos aponta que eu existo a partir do olhar do outro. A experiência nos indica que a busca por existir e ocupar um lugar na cultura passa, sim, pelo reconhecimento através do olhar do Outro, quando ele pode falar e ser escutado. Levando em consideração que o jovem que delinque pede ajuda, entendemos como importante que ele responsabilize-se pelo seu ato, o que implica mudança subjetiva, possível apenas através do discurso.
Resumo
[en] The purpose of this dissertation is to present some preliminary results of an experience developed in a space/place within the Judiciary with the objective of listening to youngsters that committed a legal infraction. How can one reflect upon subjectivity in a territory where violence and poverty is commonplace? How can youngsters that are marginalized and perceived as outcasts exist in a society that avoids them? What is to be done with the young delinquents? Psychoanalysis states that To exist is to be seen. Experience suggests that existing and occupying a place in a particular society unquestionably involve the acknowledgement of the Other; acknowledged, an individual can speak and be heard. Since the youngster that breaks the law asks for help, we think it is important that he feels responsible for his actions, which implies a subjective change that is only possible by means of discourse.
Orientador(es)
JUNIA DE VILHENA
Banca
JUNIA DE VILHENA
Banca
ANNA PAULA UZIEL
Banca
BEATRIZ DE SOUZA LIMA
Catalogação
2018-11-09
Apresentação
2010-03-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35575@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35575@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35575
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF