Título
[pt] O LAZER DOS CARIOCAS EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE SEUS REFLEXOS
Título
[en] THE LEISURE OF THE CARIOCAS IN TIMES OF ECONOMIC CRISIS: AN EXPLORATORY STUDY OF THEIR REFLEXES
Autor
[pt] MARIA EDUARDA DE SOUZA RIBEIRO
Vocabulário
[pt] MARKETING
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR CARIOCA
Vocabulário
[pt] RECESSAO
Vocabulário
[pt] RESTRICAO AO LAZER
Vocabulário
[pt] ENTRETENIMENTO
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] LAZER
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[en] MARKETING
Vocabulário
[en] CARIOCA CONSUMER
Vocabulário
[en] RECESSION
Vocabulário
[en] LEISURE CONSTRAINT
Vocabulário
[en] ENTERTAINMENT
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] LEISURE
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Resumo
[pt] O carioca é conhecido por esbanjar felicidade e simpatia. As diversas opções de lazer que a cidade oferece aos seus moradores e visitantes refletem essa personalidade. O Brasil passa por uma recessão, que teve seus primeiros reflexos percebidos no ano de 2015, e ainda vêm impactando os brasileiros e os cariocas em diversos aspectos socioeconômicos. O objetivo do estudo foi investigar, por meio de pesquisa qualitativa exploratória, como a recessão e seus desdobramentos têm afetado as decisões de consumo de lazer dos cariocas, residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que a maioria das pessoas modificou hábitos de lazer consciente ou inconscientemente por conta da sua situação econômica, ou de pessoas próximas, nos últimos anos.
Resumo
[en] People who were born and live in Rio are known for their hapiness and sympathy. The diverse leisure options that the city offers its residentes and visitors are reflections of this personality. Brasil is undergoing an economic recession, wich had its first reflections in 2015, and is still impacting Brazilians and Cariocas in several socio-economic aspects. This study purpose was, trough qualitative exploratory research, to understand how this recession and its developments are affecting the leisure consumption decisions of cariocas, who live in Rio de Janeiro. The results indicate that the majority of people have changed leisure habits consciously or unconsciously because of their economic situation, or of people close to them, in recent years.
Orientador(es)
PAULA CRISTINA DA CUNHA GOMES
Catalogação
2018-11-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35555@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35555@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35555
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF