Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS

Título
[pt] ÁFRICA, PSICODELIA E CIBERNÉTICA: CRÍTICA SOCIAL E QUESTÃO RACIAL NAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS DA BANDA CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI

Autor
[pt] RENATO DE OLIVEIRA FERRAZ

Vocabulário
[pt] MARXISMO

Vocabulário
[pt] PAN-AFRICANISMO CULTURAL

Vocabulário
[pt] CULTURA NEGRA

Vocabulário
[pt] CHICO SCIENCE E NACAO ZUMBI

Vocabulário
[pt] SUBALTERNIDADE

Vocabulário
[en] MARXISM

Vocabulário
[en] CULTURAL PAN-AFRICANISM

Vocabulário
[en] BLACK CULTURE

Vocabulário
[en] CHICO SCIENCE E NACAO ZUMBI

Vocabulário
[en] SUBORDINATION

Resumo
[pt] A produção da banda Chico Science e Nação Zumbi ao longo dos anos 1990 marcou de maneira distinta o movimento manguebeat. A crítica social a questões referentes ao cotidiano de Recife e sua periferia, além da incorporação de elementos de cultura negra de herança africana, recuperam em parte essa marca indelével da produção cultural e musical da banda. Elegemos a perspectiva marxista e dirigimos nosso olhar a um interlocutor bastante vivo para os mangueboys à época, Josué de Castro, para analisar tal crítica de fundo social e político a partir de algumas composições musicais Em mesmo sentido, procuramos apreender a diáspora africana e as músicas do Atlântico Negro como forma de estabelecer o debate sobre questão racial que ultrapassa a produção cultural objetiva daqueles mangueboys e se estende ao cotidiano, ao vocabulário e as experiências dos mesmos.

Resumo
[en] The musical production of Chico Science and Nação Zumbi during the 90 s was to important to manguebeat movement. The social criticism and daily issues regarding the city of Recife and periphery, besides the incorporation of black culture and african heritage elements, compose the distinct mark of the band musical and cultural production. We select Marxism and bring back an important interlocutor to mangueboys in 1990, Josué de Castro, to analyze the political and social criticism by some songs. In the same direction, the african diaspora and the sounds of Black Atlantic was to value as long as formed the debate of racial issue that is more the objective cultural performance oh the band. This debate also formed the daily of mangueboys, them vocabulary and them experiences.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
ROMULO COSTA MATTOS

Banca
IAMARA DA SILVA VIANA

Catalogação
2018-11-06

Apresentação
2018-08-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35519


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF