Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE LITERATURA INFANTIL

Autor
[pt] TATIANE SANTOS FERNANDES

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] LITERATURA INFANTIL

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Resumo
[pt] O que as crianças dizem sobre a literatura infantil se desdobra sobre a escuta das crianças em seu universo literário, a forma da utilização do livro no trabalho da Educação Infantil, na centralização das interações das crianças com os livros, dos ressignificados, o que dizem na busca de suas leituras. Para este trabalho foram realizadas observações de campo observações de campo e registros em meus diários de campo, através de eventos do nosso dia-a-dia, entre as interações criança-criança, criança-adulto, tendo como elemento central o livro literário. Procurei dialogar com as minhas linhas de estudo, de maneira a fomentar as manifestações das crianças sobre o contexto cultural que atuam e a linguagem como meio fundamental nesse caminhar da importância perante as interações com o livro infantil. A escuta das crianças aconteceu em momentos de brincadeiras, com os livros em sala e na biblioteca da escola com crianças de 3 a 6 anos de uma instituição privada do Rio de Janeiro. O estudo teve como estratégia metodológica a observação das crianças através de seus diálogos. A investigação aborda as contribuições das crianças em seus cotidianos para a manifestação das apropriações de suas linguagens para a contação de leituras e narrativas de uma história. A pesquisa problematiza a literatura infantil, a cultura e a linguagem através dos encontros das crianças e sobre seus olhares. Como referencial teórico utilizo Paulo Freire, Bakhtin e Walter Benjamin. A monografia discute: (i) a formação do leitor, (ii) não e assim que se conta, é assim, (iii) vamos a casa dos livros. E sobre a escuta das crianças a monografia enfatiza a importância de encontros com a literatura infantil, a abertura de novos caminhos para que a criança leitora em contato com a literatura encontre espaço de enriquecimento e valorização de sua alteridade.

Orientador(es)
ALINE FARIA SILVEIRA

Catalogação
2018-10-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35423@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35423


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF