Título
[pt] SENSIBILIDADE SE ENSINA?: A ARTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
Autor
[pt] ALINE LOPES MARTINS
Vocabulário
[pt] ARTE
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA ESTETICA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Resumo
[pt] A proposta deste trabalho, é investigar como as linguagens artísticas aparecem na escola de Educação Infantil. Problematizar e discutir se as crianças trazem seu repertório artístico para a escola; o que trazem nos momentos livres. O texto situa o porquê da escolha do tema, o entendimento de concepção de criança e de arte como experiência estética na Educação Infantil. Neste caminho, a concepção de criança e a experiência estética são vista como fundamental. Kramer nos ajuda a pensar na criança como cidadã, sujeito que produz cultura e nela é produzido; Vigotski contribui na reflexão sobre as emoções que a arte pode nos provocar, as quais são inexplicáveis; Barbieri fundamenta a reflexão acerca da arte na educação, no sentido de apontar a importância desta para a formação completa do ser. A pesquisa de campo, realizada em uma escola privada de Educação Infantil, em uma turma de 16 crianças, evidencia situações onde em momentos livres as crianças utilizam de diversas maneiras seus repertórios artísticos, quando desenham, dançam, cantam, brincam. A própria pesquisa, ao acompanhar a trajetória das crianças, através de registros escritos e fotográficos, mostra como constituem sentidos no processo criativo, na formação integral, do humano a oferta de possibilidades de experiências estéticas e aponta caminhos para priorização de uma Educação Infantil onde haja educação para estética, educação dos sentimentos e emoções.
Orientador(es)
ALINE FARIA SILVEIRA
Catalogação
2018-10-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35418@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35418
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF