Título
[pt] CURIOSIDADE E ESCUTA: RELATO DA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
Autor
[pt] CAROLINA MARIA DE SALES
Vocabulário
[pt] ESCUTA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO DEMOCRATICA
Vocabulário
[pt] RODA DE CONVERSA
Resumo
[pt] Esta monografia trás uma reflexão sobre a roda de conversa como uma possibilidade de escuta para a construção de uma educação democrática. Assim no primeiro capítulo trarei um breve histórico da minha trajetória inicial no município do Rio de Janeiro. Em diálogo com Paulo Freire e Madalena Freire trataremos sobre a falta de escuta para o professor e os possíveis reflexos sobre sua prática. Ainda em diálogo com estes autores, no segundo capítulo falaremos sobre a experiência da escuta tendo a roda de conversa como ponto de partida e seus desdobramentos, através da documentação pedagógica onde a fotografia se revelou para mim também como forma de escuta. Por fim, mas não menos importante, no terceiro capítulo discutiremos a importância das conversas para as crianças da turma EI-52 e os reflexos dessa prática no nosso dia-a-dia tendo Jorge Larrosa Bondiá, Daniela Guimarães e Sônia Kramer, além de outros autores como interlocutores.
Orientador(es)
DENISE SAMPAIO GUSMAO
Catalogação
2018-10-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35385@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35385
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF