Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O CORPO E AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS NA ESCOLA

Autor
[pt] JESSICA RIBEIRO CARNEVALE

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] EXPRESSAO CORPORAL

Vocabulário
[pt] VISIBILIDADE INFANTIL

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Resumo
[pt] Esta monografia aborda o tema do corpo e as manifestações infantis nos espaços escolares. Um de seus objetivos é fazer uma contextualização histórica dos corpos infantis fazendo referência, entre outros importantes teóricos, a Michel Foucault com o conceito de docilização dos corpos, e a Henri Wallon, que discute a relação entre ato motor e pensamento no processo de desenvolvimento infantil. Nesse contexto, realizo uma crítica sobre a urgência de criarmos condições para que as crianças possam se expressar através dos seus corpos entendendo essa manifestação como sua principal linguagem na tenra infância. O campo empírico desse estudo foi realizado durante cinco semanas em uma escola particular da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. As análises proporcionaram a reflexão sobre uma relação dialógica entre crianças e adultos, valorizando a expressão corporal infantil ressaltando a importância do professor dar visibilidade às expressões das crianças de modo a contribuir para sua aprendizagem significativa por meio de experiências buscando uma ruptura das práticas corporais repressoras que são encontradas em diversas instituições escolares devido às concepções de infância obsoletas.

Orientador(es)
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO

Catalogação
2018-10-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35376@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35376


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF