Título
[pt] BNCC, BEBÊS E AS EXPERIÊNCIAS: UM LONGO CAMINHO
Autor
[pt] LUCIANA DE SOUZA AVILA
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] DCNEI
Vocabulário
[pt] BNCC
Vocabulário
[pt] BEBE
Vocabulário
[pt] CURRICULOS
Resumo
[pt] Essa monografia reflete sobre as orientações para o cotidiano com bebês e crianças bem pequenas, expressas na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017). Para tanto, além dos dispositivos legais dedicados à Educação Infantil no país, as DCNEI (BRASIL, 2010) e a BASE (BRASIL, 2017), as reflexões baseiam-se nos trabalhos de Walter Benjamin (2002) e Jorge Larrosa (2002), em especial, no conceito de experiência. A análise de dois documentos, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) nos faz compreender a visibilidade desse currículo a partir deles. Por fim, traço um marco histórico sobre o currículo a fim de entender a partir da história como estamos na perspectiva atual deste tema, embasando-me em Leite Filho (2013) e Silva (2010). Neste contexto realizo uma discussão sobre os caminhos que levam à uma prática por campos de experiências a partir da abordagem Reggio Emilia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com análise dos documentos traçando um paralelo com o currículo e os campos de experiências. O mote desta pesquisa busca inferir sobre a vinculação dos campos de experiências na prática com bebês e crianças pequenas reconhecendo as suas subjetividades e vozes. Torna-se também um convite à reflexão sobre a nossa observação como potência para buscar compreender as possibilidades do que os bebês e as crianças pequenas realmente querem nos narrar.
Orientador(es)
MARIA NAZARETH DE SOUZA SALUTTO DE MATTOS
Catalogação
2018-10-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35367@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35367
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF