Título
[pt] SOBRE RESTOS E TRAPOS: DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor
[pt] STEPHANIE KAROLINE KRUGER
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] IMAGINARIO
Vocabulário
[pt] NATUREZA
Resumo
[pt] O presente estudo tem por finalidade tratar de questões referentes ao imaginário enquanto caminho e possibilidade de expressão das crianças na Educação Infantil com a natureza. Parte de uma conceituação mais ampla sobre a constituição da imaginação criadora, segundo Vygotsky, para refletir como ela se manifesta no ato de desenhar.Também recorri aos estudos de Piorski sobre brinquedos de chão, aqueles originados da natureza. A pesquisa busca sistematizar alguns eventos ocorridos no cotidiano de minha prática como professora, sobretudo, relacionados à observação de uma menina que, com doçura e simplicidade, me mostrou um universo de possibilidades de olhar para o mundo. Seu encanto por elementos da natureza me despertou e me fez refletir sobre o lugar que estes elementos vêm ocupando na rotina das instituições e na formação dos professores.
Orientador(es)
CRISTINA LACLETTE PORTO
Catalogação
2018-10-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35362@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35362
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF