Título
[pt] EU ACHO QUE TODA MÃE DE CRIANÇA ESPECIAL, ELA TEM UMA SAGA A VIVER: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NUM CONTEXTO INCLUSIVO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor
[pt] JAMILE CEZAR MARQUES PEREIRA
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] RELACOES
Vocabulário
[pt] INCLUSAO
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Resumo
[pt] Esta monografia tem como tema a relação entre família e escola num cenário de inclusão. Tem como objetivo a reflexão sobre o cotidiano das crianças com necessidades específicas, com enfoque nos momentos vivenciados dentro da rotina da Educação Infantil, bem como, na participação da família nesse contexto. Para isso, a pesquisa destacou leis e documentos normativos, em nível nacional, priorizando aqueles que especificam os direitos e deveres da família, da escola e das pessoas com necessidades específicas. Faz-se referência a Buber (2009) sobre conceitos como: encontro, relação dialógica, reciprocidade, alteridade e desconhecimento do outro e a Rinaldi (2012) sobre a escuta das singularidades. Neste contexto, faço um convite à reflexão sobre como essas crianças e famílias podem ser acolhidas, sobre os desafios que encontram no dia a dia e o papel da escola frente a isto. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas semiabertas com mães de crianças com necessidades específicas. Esses encontros aconteceram em três bairros distintos do Rio de Janeiro, no ano de 2018, sendo eles: Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Com o material produzido nessas conversas, foram feitas análises interpretativas divididas por tópicos. O propósito desta pesquisa é o de aguçar o nosso olhar para o diferente, para os desafios que o permeiam e para as possibilidades. Pensar em estratégias para que escola e família caminhem juntas em prol do melhor para a criança.
Orientador(es)
SILVIA NELI FALCAO BARBOSA
Catalogação
2018-10-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35361@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35361
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF