Título
[pt] A CRIANÇA NO PLANEJAMENTO DOCENTE
Autor
[pt] PATRICIA DORNELLAS MOREIRA
Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO
Vocabulário
[pt] PRATICA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Resumo
[pt] Esta monografia aborda a presença dos saberes e dos questionamentos das crianças no planejamento docente em uma escola de educação infantil. Tem o objetivo de refletir sobre qual é o papel da criança no planejamento escolar, investigando quais são as contribuições que esta traz e os significados que isso leva para o seu aprendizado, compreendendo qual seria a função do docente ao planejar, propor as atividades e avaliar os registros posteriores. O estudo realizado caracteriza-se pela abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso realizado em uma escola. Como procedimento de pesquisa na coleta de dados foi realizado uma análise documental das orientações curriculares nacionais, dos registros feitos pela professora para o planejamento e anotações que realizados no período de estágio. Pretende contribuir para uma prática com mais qualidade e sensibilidade, colaborando para reflexões aos que se depararem com a construção dos planejamentos reconhecendo a criança como protagonista, valorizando a sua participação e tornando-a sujeito ativo na construção do conhecimento.
Orientador(es)
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA
Catalogação
2018-10-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35354@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35354
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF