Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN

Título
[pt] ALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA

Autor
[pt] ROBERTA ELLEN CANUTO

Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO

Vocabulário
[pt] NEORREALISMO ITALIANO

Vocabulário
[pt] AVANT-GARDE

Vocabulário
[pt] CINEMA DOCUMENTAL INGLES

Vocabulário
[pt] ALBERTO CAVALCANTI

Vocabulário
[en] DOCUMENTARY

Vocabulário
[en] ITALIAN NEO-REALISM

Vocabulário
[en] AVANT-GARDE

Vocabulário
[en] ENGLISH DOCUMENTARY CINEMA

Vocabulário
[en] ALBERTO CAVALCANTI

Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.

Resumo
[en] This research investigates the films of Alberto Cavalcanti, his heritage and role as an aesesthetic pioneer in the post world war II era that preceded modern cinema. There are two main characteristics that indicate that his role in the neorrealistc movement was much more important than has previously been considered. First of all the intense social and poetic aspects of his work, primarily in his French phase, in films such as Rien que les heures (1926), and later more explicitly in English documentaries such as Coalface (1935). Cavalcanti dissolved the borders between documentary and fiction starting with his production of Rien que les heures and continuing through his entire involvement with General Post Office Film Unit. Beginning with these premises an analysis of the roots of modern cinema, historically credited to the Italian neo realism movement will be possible.

Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA

Banca
LILIANE RUTH HEYNEMANN

Banca
AFRANIO MENDES CATANI

Catalogação
2018-10-10

Apresentação
2018-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35350


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF