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Título
[en] FACTORS OF RESISTANCE TO ADHERENCE TO THE SUPPORTER PROGRAM: THE BOTAFOGO S CASE

Título
[pt] FATORES DE RESISTÊNCIA À ADESÃO AO PROGRAMA DE SÓCIO TORCEDOR: O CASO BOTAFOGO

Autor
[pt] GABRIEL LIMA E SILVA

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] BOTAFOGO

Vocabulário
[pt] SOCIO TORCEDOR

Vocabulário
[pt] DECISAO DE COMPRA

Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] BOTAFOGO

Vocabulário
[en] SUPPORTERS CLUB MEMBER

Vocabulário
[en] PURCHASE DECISION

Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING

Resumo
[pt] Este trabalho apresenta um estudo sobre comportamento do torcedor de futebol como consumidor, tendo como foco de estudo, torcedores do Botafogo. Esporte com mais aficionados e consumidores do Brasil, o futebol pode despertar os mais diversos sentimentos entre as pessoas que estão envolvidas ao esporte, sejam elas praticantes ou apenas expectadores. O torcedor de um time específico é apaixonado pela instituição e tudo o que está envolvido a ela e isso os leva, naturalmente, a serem consumidores do clube. Isso não é diferente quanto ao torcedor do Botafogo. A motivação do presente estudo consiste em entender o caminho inverso disso, entender quais são os fatores que os impedem de aderir ao programa de sócio torcedor do clube. O estudo teve como referência uma pesquisa qualitativa para atingir os objetivos desejados, que se deu através de entrevistas realizadas com aqueles torcedores que, na prática, se portavam realmente como aficionados pelo Botafogo, mas que ainda assim não eram sócios torcedores do clube.

Resumo
[en] This work presents a study about the behavior of the soccer fan as a consumer, having as focus of the study, Botafogo fans. Sport with more fans and consumers in Brazil, soccer can arouse the most diverse feelings among people who are involved in the sport, whether they are practicing or just watching. The fan of a specific team is passionate about the institution and everything that is involved with it and this naturally leads them to be consumers of the club. This is no different than the Botafogo fan. The motivation of the present study is to understand the reverse route of this, to understand what are the factors that prevent them from joining the club supporter program. The study had as a reference a qualitative research to reach the desired objectives, which was given through interviews with those fans who, in practice, were really fans of Botafogo, but who were not even club supporter member.

Orientador(es)
MARINA DE CASTRO FRID

Catalogação
2018-10-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35315@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35315@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35315


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