Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TRABALHOS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL GEORG PFISTERER ASSOCIADOS A PRÁTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DE GEOGRAFIA PUC-RIO

Autor
[pt] VERÔNICA DA ROCHA PEREIRA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] PIBID CAPES

Vocabulário
[pt] PRATICA DOCENTE

Resumo
[pt] O presente trabalho tem como principal objetivo discutir como a prática e a pesquisa, possibilitadas por políticas públicas educacionais, contribui na formação de professores, o caso do PIBID de Geografia PUC-Rio. Para esse trabalho foi utilizado autores que dialogam com temas aqui abordados, foi necessário trazer relatos dos ex-bolsistas do PIBID de Geografia PUC-Rio, a respeito dos trabalhos de campo e da contribuição de tais atividades para formação como futuro professor. Para auxiliar na compreensão da atual dinâmica de formação docente na área da Geografia, recorremos a Foureaux (2017), já para abordar a importância da pesquisa na formação de professores utilizamos Lucíola Santos (2012). Ao abordarmos a contribuição da prática na formação de professores trouxemos Nóvoa (1992). Apresentamos o edital 61/2013, seus principais norteadores e a aplicação do edital no subprojeto da Geografia PUC-Rio. Para apresentar o Programa utilizamos Salomão e Monteiro (2017) e Rodrigues e Figueiredo (2017). Trouxemos as dez ações que basearam os bolsistas do subprojeto de Geografia da PUC-Rio na vigência do edital 61/2013. Dentre as dez ações aprofundamos a análise e discussão sobre a ação oito, planejamento e execução de trabalhos de campo. Para realizar a análise e discussão trouxemos alguns dos trabalhos de campo realizados com turmas da Escola Municipal George Pfísterer, escola parceira do PIBID de Geografia PUC-Rio durante a vigência do edital 61/2013.

Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Catalogação
2018-09-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35186@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35186


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF