Título
[en] FACTORS THAT INFLUENCE THE BONDING OF VOLUNTARY WORKERS OF CEPRAMOS COLLEGE
Título
[pt] FATORES QUE INFLUENCIAM O VÍNCULO DE TRABALHADORES VOLUNTÁRIOS DO COLÉGIO CEPRAMOS
Autor
[pt] ALINE MORAES MENEZES XAVIER
Vocabulário
[pt] TERCEIRO SETOR
Vocabulário
[pt] VINCULO ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[pt] IDENTIFICACAO ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[pt] VOLUNTARIADO
Vocabulário
[pt] ESTUDO QUALITATIVO
Vocabulário
[pt] COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[en] THIRD SECTOR
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL BONDING
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL IDENTIFICATION
Vocabulário
[en] VOLUNTEERING
Vocabulário
[en] QUALITATIVE SURVEY
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL COMPROMISSING
Resumo
[pt] Este estudo tem por objetivo descrever e analisar os fatores que influenciam os vínculos que se estabelecem entre os trabalhadores voluntários de uma Instituição de Ensino do Terceiro Setor. A pesquisa contou com 12 entrevistados de 41 voluntários totais, distribuídos por diferentes áreas de atuação no Colégio. O método de pesquisa utilizado foi o estudo qualitativo, através de entrevistas com profundidade, com característica exploratória, utilizando-se um roteiro semiestruturado para guiar a entrevista. A análise foi dividida em duas áreas: motivações e integração do indivíduo. Os temas emergentes foram inserção no mercado de trabalho, a visão da organização, a autorrealização e a ambiência; os sentimentos despertados como amor foram determinantes para o processo de vínculos dos voluntários. Quanto à integração do indivíduo, o que a organização agrega a sua vida ou dia a dia, a partir da análise foram levantados os temas de crescimento pessoal e crescimento profissional, fatores importantes para a definição do tipo de vínculo organizacional da Instituição de Ensino. A partir desta análise pode-se concluir que que fatores estão associados ao comprometimento afetivo e à identificação organizacional dos funcionários.
Resumo
[en] The purpose of this study is to describe and analyze the factors that influence the relationships between volunteer workers in a Third Sector Education Institution. The survey counted on 12 interviewed of 41 total volunteers, distributed by different areas of action in the College. The research method used was the qualitative study, through interviews with depth, with exploratory characteristic, using a semi-structured script to guide the interview. The analysis was divided into two areas: motivation and individual integration. The emerging themes were insertion in the labor market, the organization s vision, self-realization and ambience; the feelings awakened as love were decisive for the bonding process of the volunteers. Regarding the integration of the individual, what the organization adds to his life or day to day, from the analysis were raised the themes of personal growth and professional growth, important factors for the definition of the type of organizational bonding of the Teaching Institution. From this analysis it can be concluded that the factors are associated with affective commitment and the organizational identification of employees.
Orientador(es)
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Catalogação
2018-09-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35119@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35119@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35119
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF