Título
[en] IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
Título
[pt] NOS LIMITES DO DIZÍVEL: MÚSICA E LINGUAGEM NO ROMANTISMO ALEMÃO
Autor
[pt] JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDES
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] ROMANTISMO ALEMAO
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[en] LANGUAGE
Vocabulário
[en] GERMAN ROMANTICISM
Vocabulário
[en] MUSIC
Resumo
[pt] A dissertação se propõe a analisar os encontros e desencontros entre música e linguagem no Romantismo alemão, período em que a música instrumental alcança definitivamente sua legitimidade enquanto forma artística autônoma. Antes dependente e submetida à poesia, a música passa a ser então concebida como a linguagem do inefável, capaz de expressar uma dimensão do dizível que excede o meramente comunicável através de palavras. Além de investigar os pressupostos filosóficos e históricos das diferentes abordagens da música enquanto linguagem no Romantismo alemão, o presente trabalho se ocupa também dos pontos de convergência e de tensão entre linguagem das palavras e linguagem musical. Os embates entre música vocal e música instrumental, música programática e música absoluta, assim como a questão da traduzibilidade entre música e palavra são desenvolvidos a partir de fontes diversas, mais destacadamente, os escritos filosófico-literários de autores como Wackenroder, Tieck, Novalis e Friedrich Schlegel; as críticas de jornal de E. T. A. Hoffmann e Robert Schumann; e os ensaios estético-musicais de Richard Wagner e Eduard Hanslick.
Resumo
[en] The dissertation proposes to analyze the encounters and disagreements between music and language in German Romanticism, a period in which instrumental music definitively reaches its legitimacy as an autonomous artistic form. Once dependent and subject to poetry, music is then conceived as the language of the ineffable, capable of expressing a dimension of the sayable that exceeds the merely communicable through words. In addition to investigating the philosophical and historical assumptions of the different approaches of music as a language in German Romanticism, the present work also deals with the points of convergence and tension between language of words and musical language. The clashes between vocal music and instrumental music, programmatic music and absolute music, as well as the question of the translatability between music and word are developed from diverse sources, most notably the philosophical-literary writings of authors like Wackenroder, Tieck, Novalis and Friedrich Schlegel; the newspaper criticisms of E. T. A. Hoffmann and Robert Schumann; and the aesthetic-musical essays of Richard Wagner and Eduard Hanslick.
Orientador(es)
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
MARIO RODRIGUES VIDEIRA JUNIOR
Catalogação
2018-09-14
Apresentação
2018-07-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35082
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF