Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ARTHUR BISPO DO ROSARIO: DO CLAUSTRO INFINITO À INSTALAÇÃO DE UM NOME

Título
[fr] ARTHUR BISPO DO ROSARIO: DU CLOÎTRE INFINI VERS L INSTALLATION D UN NOM

Autor
[pt] FLAVIA DOS SANTOS CORPAS

Vocabulário
[pt] BIOGRAFIA

Vocabulário
[pt] NOME PROPRIO

Vocabulário
[pt] ACUMULACAO

Vocabulário
[pt] SINTHOMA

Vocabulário
[pt] ARTHUR BISPO DO ROSARIO

Vocabulário
[pt] ESTABILIZACAO

Vocabulário
[pt] INSTALACAO

Vocabulário
[pt] PSICOSE

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[pt] PSICANALISE

Vocabulário
[fr] BIOGRAPHIE

Vocabulário
[fr] NOM PROPRE

Vocabulário
[fr] ACCUMULATION

Vocabulário
[fr] SINTHOME

Vocabulário
[fr] ARTHUR BISPO DO ROSARIO

Vocabulário
[fr] STABILISATION

Vocabulário
[fr] INSTALLATION

Vocabulário
[fr] LA PSYCHOSE

Vocabulário
[fr] ART

Vocabulário
[fr] PSYCHANALYSE

Resumo
[pt] Arthur Bispo do Rosario: do claustro infinito à instalação de um nome é um estudo que aborda a vida e a obra de Bispo do Rosario. Partindo da distinção fundamental, evidenciada pelo próprio fazer de Bispo do Rosario, entre objeto e obra de arte, investigamos a articulação entre delírio e fazer de objetos na instalação de um nome como suplência, como sinthoma, conceito desenvolvido por Jacques Lacan. Tal distinção foi essencial para abordar de que forma Bispo do Rosario foi capaz de inventar para si, por meio do delírio e da produção de objetos, alguma estabilização, sua possibilidade de ancoramento no mundo. Empreendemos ainda uma leitura desses objetos, como obras, e uma reflexão sobre o nome que se instala também no campo da arte, a partir da articulação entre psicanálise e arte e da noção de acumulação. Ao final deste percurso foi possível propor a possibilidade de convergência entre a leitura clínica e a da obra de arte, esclarecendo que tal convergência não se presta à uma mera explicação da singularidade do artista através da obra ou seu oposto, a explicar a obra através da singularidade do artista.

Resumo
[fr] Arthur Bispo do Rosario: du cloître infini vers l installation d un nom est une étude de la vie et de l oeuvre d Arthur Bispo do Rosario. En partant de la distinction fondamentale, mise en évidence par le travail même de Bispo de Rosario, entre objet et oeuvre d art, nous avons chercher à en savoir davantage sur l articulation du délire et de la réalisation d objets lors de l installation d un nom en temps que suppléance, en temps que sinthome, concept développé para Jacques Lacan. Une telle distinction fut essentielle pour aborder la façon selon laquelle Bispo do Rosario fut capable de s inventer, par le bais du délire et de la production d objets, une certaine stabilisation, sa possibilité d ancrage dans le monde. Nous entreprîmes aussi une lecture de ces objets en temps qu oeuvres et une réflexion sur le nom qui s installe aussi dans le champs de l art à partir de l articulation entre la psychanalyse et l art ainsi que la notion d accumulation. À la fin de ce parcours, il nous fut possible de proposer la possibilité de convergence entre la lecture clinique et celle de l oeuvre d art, laissant claire qu une telle convergence ne consiste pas en une simple explication de la singularité de l artiste à travers l oeuvre ou son opposée, expliquer l oeuvre à travers la singularité de l artiste.

Orientador(es)
MARCUS ANDRE VIEIRA

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
MARCUS ANDRE VIEIRA

Banca
RICARDO TORRI DE ARAUJO

Banca
TANIA CRISTINA RIVERA

Banca
LUCIA CASTELLO BRANCO

Catalogação
2018-09-10

Apresentação
2014-08-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35039@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35039@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35039


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF