Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ARGUMENTATION IN THE UNIVERSITY: POST-GRADUATION: THE PLACE OF REASON?

Título
[pt] ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PÓS-GRADUAÇÃO: O LOCAL DA RAZÃO?

Autor
[pt] MARCELO BAFICA COELHO

Vocabulário
[pt] ARGUMENTACAO

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO SISTEMATICAMENTE DISTORCIDA

Vocabulário
[pt] REGRAS DO DISCURSO

Vocabulário
[pt] PROTOTIPO

Vocabulário
[pt] ESQUEMA

Vocabulário
[pt] HERMENEUTICA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[pt] POS-GRADUACAO

Vocabulário
[pt] JURGEN HABERMAS

Vocabulário
[pt] ESTEREOTIPO

Vocabulário
[en] ARGUMENTATION

Vocabulário
[en] SYSTEMATICALLY DISTORTED COMMUNICATION

Vocabulário
[en] RULES OF DISCOURSE

Vocabulário
[en] PROTOTYPE

Vocabulário
[en] SCHEMA

Vocabulário
[en] HERMENEUTICS

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Vocabulário
[en] POST GRADUATION

Vocabulário
[en] JURGEN HABERMAS

Vocabulário
[en] STEREOTYPE

Resumo
[pt] A presente Tese busca problematizar algumas das relações entre a racionalidade e as práticas argumentativas características do ensino superior brasileiro, principalmente no contexto da pós-graduação. Para este intento, a investigação da teoria do filósofo alemão Jurgen Habermas tornou-se fundamental, principalmente a análise das regras do discurso. Estas regras foram consideradas, neste trabalho, como elementos norteadores da racionalidade comunicativa e discursiva. Um dos focos centrais da Tese foi discutir os problemas relativos à implementação fática das ideias habermasianas. Com este intuito, tornou-se necessário aprofundar a investigação sobre o conceito de comunicação sistematicamente distorcida e articular outras observações, provenientes de patamares teóricos distintos: da psicologia cognitiva, a teoria sobre protótipos; da psicologia social destacou-se a noção de estereótipos; da psicologia genética piagetiana, o conceito de esquemas; da reflexão hermenêutica, o círculo hermenêutico. Ao final, reflexões gerais sobre a argumentação procuram evidenciar as implicações deste estudo para processos educacionais do ensino superior.

Resumo
[en] This thesis aims to discuss some of the relationships between rationality and argumentative practices characteristic of Brazilian higher education, especially in the context of graduate studies. For this purpose, the investigation of the theories of the German philosopher Jurgen Habermas is crucial, especially his analysis of the rules of discourse. These rules were considered in this work as the guiding elements of communicative and discursive rationality. A central focus of the thesis is to discuss issues related to the implementation of Habermas s ideas. For this purpose, it became necessary to investigate the concept of systematically distorted communication and articulate other observations from different theoretical perspectives: the theory of prototypes in cognitive psychology; the notion of stereotypes in social psychology; the concept of schemas in Piaget s genetic psychology; and the hermeneutic circle in hermeneutics. The thesis concludes with general reflections on argumentation intended to clarify the implications of this study for educational processes in higher education.

Orientador(es)
RALPH INGS BANNELL

Banca
FERNANDO AUGUSTO DA ROCHA RODRIGUES

Banca
RALPH INGS BANNELL

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
RENATO JOSE DE OLIVEIRA

Banca
ZENA WINONA EISENBERG

Catalogação
2018-09-10

Apresentação
2013-04-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35029@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35029@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35029


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF