Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CROWDFUNDING AS A SOLUTION TO ENABLE INNOVATIVE PROJECTS

Título
[pt] CROWDFUNDING COMO SOLUÇÃO PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES

Autor
[pt] JOAO DIOGO LESSA DE M E S PAIXAO

Vocabulário
[pt] INOVACAO

Vocabulário
[pt] FATORES MOTIVACIONAIS

Vocabulário
[pt] SUCESSO

Vocabulário
[pt] CROWDFUNDING

Vocabulário
[en] INNOVATION

Vocabulário
[en] MOTIVATIONAL FACTORS

Vocabulário
[en] SUCESS

Vocabulário
[en] CROWDFUNDING

Resumo
[pt] Desafios diversos são colocados para os empreendedores atingirem o seu mercado consumidor. O financiamento de projetos é um dos mais sensíveis, visto a escassez e custo de capital. Com o avanço recente da tecnologia, novas iniciativas se propõem a estreitar esta relação e viabilizar negócios. O financiamento colaborativo por meio de crowdfunding se apresenta como solução a ser explorada neste estudo e o conceito e adoção da inovação é analisado como fator diferencial no alcance dos fundos necessários em conjunto com demais fatores motivacionais que balizam a decisão de apoio aos projetos. A prática é recente no Brasil, justificando a existência de poucos estudos. A Metodologia de Pesquisa prevê a aplicação de modelo de regressão logística, que é capaz de prever a probabilidade de que o projeto alcance sua meta em função de um conjunto de variáveis independentes. Por fim, a aplicação do modelo permitiu concluir que dentre as métricas avaliadas as que favorecem o sucesso são o tipo do projeto ser tudo ou nada, o número de apoiadores, o valor médio doado e pertencer ao grupo pessoa. Em contrapartida, sinalizou que as variáveis inovação, artes, empreendedor e social não influenciam a probabilidade de o projeto alcançar sua meta.

Resumo
[en] Multiple challenges are placed for entrepreneurs to reach their consumer market. Project finance is one of the most sensitive, given the scarcity and cost of capital. With the recent advancement of technology, new initiatives aim to strengthen this relationship and make business viable. Collaborative funding through crowdfunding presents itself as a solution to be explored in this study and the concept and adoption of innovation is analyzed as a differential factor in the reach of the necessary funds together with other motivational factors that guide the decision to support the projects. The practice is recent in Brazil, justifying the existence of few studies. The Research Methodology provides for the application of a logistic regression model, which is able to predict the probability that the project will achieve its goal in function of a set of independent variables. Finally, the application of the model allowed us to conclude that among the evaluated metrics the ones that favor success are the type of project to be all or nothing, the number of supporters, the average value donated and belong to the personal group. On the other hand, it pointed out that the variables innovation, arts, entrepreneurship and social do not influence the probability of the project reaching its goal.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
FABIO DE OLIVEIRA PAULA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI

Catalogação
2018-08-23

Apresentação
2018-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34889@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34889@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34889


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