Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FOR A TOTALITY WITHOUT CONCEPTS: MUSIC AND PLASTIC FORCE IN NIETZSCHE, WAGNER AND BURCKHARDT

Título
[pt] POR UMA TOTALIDADE SEM CONCEITOS: MÚSICA E FORÇA PLÁSTICA EM NIETZSCHE, WAGNER E BURCKHARDT

Autor
[pt] NATASHA DE CASTRO

Vocabulário
[pt] MUSICA

Vocabulário
[pt] RICHARD WAGNER

Vocabulário
[pt] FORCA PLASTICA

Vocabulário
[pt] BURCKHARDT

Vocabulário
[pt] NIETZSCHE

Vocabulário
[en] MUSIC

Vocabulário
[en] RICHARD WAGNER

Vocabulário
[en] PLASTIC FORCE

Vocabulário
[en] BURCKHARDT

Vocabulário
[en] NIETZSCHE

Resumo
[pt] Este trabalho busca compreender o papel da música na vida e no pensamento de Friedrich W. Nietzsche (1844-1900), tendo como destaque sua relação com o compositor alemão Richard Wagner (1813-1883). Ambos tinham grande fascínio pelos gregos e criticavam fervorosamente a cultura moderna, defendendo a revalorização dos mitos e das lendas populares para a formação de uma cultura autêntica. Para isto, o homem precisa utilizar sua força plástica, isto é, sua capacidade de absorver o estranho e importuno, de transformar e assimilar o passado, cicatrizando as feridas e reparando as perdas. Através da força plástica é possível encontrar o equilíbrio entre o conhecimento mítico e o histórico, entre o interior e o exterior. O mito, como forma de pensamento, é um sistema sem conceitos. De acordo com Nietzsche, a música de Wagner representa esse sistema, pois consegue transmitir uma realidade histórica e tocar esse interior do homem. Cabe o questionamento: seria, então, possível pesquisar e ensinar História através de um sistema de pensamentos sem conceitos? Nietzsche admira muito o historiador Jacob Burckhardt (1818-1897) e ambos compartilhavam interesses e paixões, inclusive sobre o potencial das artes e da música para a formação de uma cultura. Neste sentido, aplico o questionamento à obra de Burckhardt Reflexões sobre História. Será que, assim como Wagner (através da música), Burckhardt conseguiria transmitir uma totalidade histórica sem o uso de conceituações?

Resumo
[en] This work aim to comprehend the role of music in life and thought of Friedrich W. Nietzsche (1844-1900), highlighting his relation with the german composer Richard Wagner (1813-1883). Both were fascinated by the greeks and criticized the modern culture, defending the revalorization of myths and popular legends for the formation of an authentic culture. For this, men need to utilize their plastic force, this is, their capacity of absorve the strange and the inconvenient, of transform and assimile the past, healing the wounds and reparing the losses. Through plastic force it is possible to reach the equilibrium between the mythic and the historical knowledge, between the interior and the exterior. The myth, as a form of thought, is a system without concepts. According to Nietzsche, Wagner s music represents this system, because can transmit one historical reality and touch the interior of man. It s up to the question: would it be possible research and write History using this system of thought without concepts? Nietzsche admires the historian Jacob Burckhardt (1818-1897) and both share interests and passions, including the potential of arts and music for formation of culture. In this sense, I apply that question to the work of Burckhardt Reflexions on History. It would be, as Wagner (through the music), that Burckhardt could transmit one historical totality without the use of conceptualizations?

Orientador(es)
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES

Banca
MARCELO GANTUS JASMIN

Banca
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS

Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES

Banca
DIEGO ANTONIO GALEANO

Catalogação
2018-08-07

Apresentação
2018-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34695@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34695@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34695


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF