Título
[en] FOR A TOTALITY WITHOUT CONCEPTS: MUSIC AND PLASTIC FORCE IN NIETZSCHE, WAGNER AND BURCKHARDT
Título
[pt] POR UMA TOTALIDADE SEM CONCEITOS: MÚSICA E FORÇA PLÁSTICA EM NIETZSCHE, WAGNER E BURCKHARDT
Autor
[pt] NATASHA DE CASTRO
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[pt] RICHARD WAGNER
Vocabulário
[pt] FORCA PLASTICA
Vocabulário
[pt] BURCKHARDT
Vocabulário
[pt] NIETZSCHE
Vocabulário
[en] MUSIC
Vocabulário
[en] RICHARD WAGNER
Vocabulário
[en] PLASTIC FORCE
Vocabulário
[en] BURCKHARDT
Vocabulário
[en] NIETZSCHE
Resumo
[pt] Este trabalho busca compreender o papel da música na vida e no pensamento de Friedrich W. Nietzsche (1844-1900), tendo como destaque sua relação com o compositor alemão Richard Wagner (1813-1883). Ambos tinham grande fascínio pelos gregos e criticavam fervorosamente a cultura moderna, defendendo a revalorização dos mitos e das lendas populares para a formação de uma cultura autêntica. Para isto, o homem precisa utilizar sua força plástica, isto é, sua capacidade de absorver o estranho e importuno, de transformar e assimilar o passado, cicatrizando as feridas e reparando as perdas. Através da força plástica é possível encontrar o equilíbrio entre o conhecimento mítico e o histórico, entre o interior e o exterior. O mito, como forma de pensamento, é um sistema sem conceitos. De acordo com Nietzsche, a música de Wagner representa esse sistema, pois consegue transmitir uma realidade histórica e tocar esse interior do homem. Cabe o questionamento: seria, então, possível pesquisar e ensinar História através de um sistema de pensamentos sem conceitos? Nietzsche admira muito o historiador Jacob Burckhardt (1818-1897) e ambos compartilhavam interesses e paixões, inclusive sobre o potencial das artes e da música para a formação de uma cultura. Neste sentido, aplico o questionamento à obra de Burckhardt Reflexões sobre História. Será que, assim como Wagner (através da música), Burckhardt conseguiria transmitir uma totalidade histórica sem o uso de conceituações?
Resumo
[en] This work aim to comprehend the role of music in life and thought of Friedrich W. Nietzsche (1844-1900), highlighting his relation with the german composer Richard Wagner (1813-1883). Both were fascinated by the greeks and criticized the modern culture, defending the revalorization of myths and popular legends for the formation of an authentic culture. For this, men need to utilize their plastic force, this is, their capacity of absorve the strange and the inconvenient, of transform and assimile the past, healing the wounds and reparing the losses. Through plastic force it is possible to reach the equilibrium between the mythic and the historical knowledge, between the interior and the exterior. The myth, as a form of thought, is a system without concepts. According to Nietzsche, Wagner s music represents this system, because can transmit one historical reality and touch the interior of man. It s up to the question: would it be possible research and write History using this system of thought without concepts? Nietzsche admires the historian Jacob Burckhardt (1818-1897) and both share interests and passions, including the potential of arts and music for formation of culture. In this sense, I apply that question to the work of Burckhardt Reflexions on History. It would be, as Wagner (through the music), that Burckhardt could transmit one historical totality without the use of conceptualizations?
Orientador(es)
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Banca
MARCELO GANTUS JASMIN
Banca
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS
Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Banca
DIEGO ANTONIO GALEANO
Catalogação
2018-08-07
Apresentação
2018-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34695@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34695@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34695
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF