Título
[en] A METHODOLOGY FOR SCHOOL VEHICLES ROUTING USING GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEMS
Título
[pt] UMA METODOLOGIA PARA ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES UTILIZANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Autor
[pt] BRUNO ALEXANDRE BARREIROS ROSA
Vocabulário
[pt] META-HEURISTICA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE INFORMACAO GEOGRAFICA
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE ESCOLAR RURAL
Vocabulário
[pt] PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEICULOS ESCOLARES
Vocabulário
[pt] PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEICULOS
Vocabulário
[en] META-HEURISTICS
Vocabulário
[en] GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEM
Vocabulário
[en] RURAL SCHOOL TRANSPORT
Vocabulário
[en] SCHOOL VEHICLE ROUTING PROBLEM
Vocabulário
[en] VEHICLE ROUTING PROBLEM
Resumo
[pt] O problema de roteamento de veículos escolares, do inglês School Bus Routing Problem (SBRP), trata de planejar as rotas de uma frota de veículos para locomover os alunos dos pontos de embarque até suas respectivas escolas. O SBRP é um caso especial do problema de roteamento de veículos, do inglês
Vehicle Routing Problem (VRP) e é conhecido por ser um problema NP-difícil. A maior parte da literatura referente ao SBRP se concentra, principalmente, em modelos matemáticos para resolver o problema de roteamento aplicando restrições da vida real. Já em relação à geocodificação dos endereços das
escolas e alunos, bem como a busca de distâncias e tempos de deslocamentos reais, estas também são pontos de vital importância, visto que as distâncias reais se diferem da euclidiana e geodésica principalmente em áreas rurais, região de estudo deste trabalho. Neste contexto, uma metodologia é proposta para o problema, junto com um protótipo para automatizar os procedimentos necessários para à obtenção de informações, cuja a aplicação, a partir de um cenário real no contexto brasileiro, é apresentada e dividida em oito fases: definir abrangência, geocodificar o endereço de escolas, alunos e pontos de embarque, definir as características, calcular a distância e o tempo de percurso,
montar o banco de dados georreferenciado e de veículos, aplicar uma ferramenta para a obtenção das rotas, geoespacilizar as rotas e elaborar diagnóstico. A proposta é testada aplicando uma ferramenta para a obtenção das rotas que utiliza a meta-heurística Adaptative Large Neighborhood Search (ALNS) para
resolver instâncias do VRP. Desta forma, uma das contribuições do estudo consiste no georreferenciamento das unidades escolares estaduais, estando as informações presentes na plataforma do Google Maps para visualização do público. No estudo são localizados e roteados 150 alunos de 7 unidades escolares
da cidade de Nova Friburgo. O resultado apresenta valores consistentes e satisfatórios, demonstrando economia média de 41,62 por cento nos custos praticados nas rotas.
Resumo
[en] The School Bus Routing Problem (SBRP) deals with planning the routes of a fleet of vehicles to move the students from boarding points to their respective schools. The SBRP is a special case of Vehicle Routing
Problem (VRP) and is known to be an NP-hard problem. Most of the SBRP literature focuses, mainly, on mathematical models to solve the routing problem by applying real-life restrictions. Regarding the geocoding of the addresses of schools and students, as well as the search for distances and times of real displacements, are also points of vital importance, since the actual distances differ from the euclidean and geodesic ones mainly in rural areas, study region this work. In this context, a methodology is proposed for
the problem, along with a prototype to automate the procedures required to obtain information, whose application, based on a real scenario in the Brazilian context is presented, divided into eight phases: to define scope, to geocode the address of schools, student and boarding points, to define the characteristics,
to calculate the distance and travel time, to set the georeferenced database and vehicles, to apply a tool to obtain the routes, to geospatialize the routes and elaborate diagnosis. The proposal is tested by applying a tool to obtain routes using the Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS) meta-heuristic to solve VRP instances. Thus, one of the contributions of the study consists in the georeferencing of the state school units, with the information present in the Google Maps platform for public viewing. In the study, 150 students from 7 school units in the city of Nova Friburgo were located. The result presents
consistent and satisfactory values, demonstrating savings of 41.62 percent in the costs practiced on th routes.
Orientador(es)
RAFAEL MARTINELLI PINTO
Banca
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
Banca
RAFAEL MARTINELLI PINTO
Banca
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME
Banca
JULIA FIGUEIREDO GOYTACAZ SANTANNA
Catalogação
2018-07-19
Apresentação
2018-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34502@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34502@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34502
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