Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A SUPERAÇÃO DA HERMENÊUTICA SUBJETIVA NA TEORIA DO CONHECIMENTO DE ESPINOSA

Autor
[pt] KISSEL GOLDBLUM

Vocabulário
[pt] ONTOLOGIA

Vocabulário
[pt] ETICA

Vocabulário
[pt] EPISTEMOLOGIA

Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO

Resumo
[pt] Na primeira parte da Ética, na qual Espinosa trata sobre Deus, o autor expõe a estrutura ontológica do mundo, baseada em uma substância única composta por infinitos atributos, cada um dos quais modificados por infinitos modos: Pois além da substância e dos modos nada existe, e os modos nada mais são do que afecções dos atributos de Deus. (SPINOZA, 2007, p. 51). Se além de Deus não pode existir outra substância, devemos compreender o homem como um modo de um atributo de Deus e não como uma substância separada da Natureza. Parte essencial da Ética, os gêneros de conhecimento, são as maneiras pelas quais é possível conhecer a substância e seus atributos. Estes mesmos gêneros do conhecimento têm sido, tradicionalmente, analisados da perspectiva de faculdades humanas e consequentemente são compreendidos como resultado de interpretações, de uma hermenêutica subjetiva. Pretendo expor uma linha de análise que revela o processo de conhecer de maneira distinta, a saber: tomando-o como o próprio meio pelo qual Deus conhece a si mesmo, isto é, compreendendo o estudo da epistemologia espinosana como inerente à sua teoria ontológica. Seus três gêneros do conhecimento não se referem a três gêneros de alguma faculdade humana; ao contrário, eles são as três maneiras pelas quais Deus conhece a sua própria natureza. (VINCIGUERRA, 2012, p.136).

Catalogação
2018-07-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34425@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF