Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR

Título
[pt] CONSTRUINDO CONFIANÇA NA ERA DA DESCONFIANÇA: COMPORTAMENTO DE COMPRA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO

Autor
[pt] CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] TIPO DE PRODUTO

Vocabulário
[pt] CONFIANCA MOVEL

Vocabulário
[pt] INTENCAO DE COMPRA

Vocabulário
[pt] COMERCIO MOVEL

Vocabulário
[pt] CONFIANCA

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE

Vocabulário
[en] PRODUCT TYPE

Vocabulário
[en] MOBILE TRUST

Vocabulário
[en] PURCHASE INTENT

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] TRUST

Resumo
[pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços.

Resumo
[en] Trust is an core element in relationships. This dissertation proposes a model in which a multidimensional trust construct mediates consumer intention to purchase products and services using a mobile device. This study also analises impacts of product type on the proposed relations and compares three different models each one using an alternative representation of trust in order to expand academic knowledge regarding trusting relationships in mobile contexts. An online survey using social networks provided the data used in a structural equation modeling analysis. Results show that trust constructs should be multidimensional whenever trust is a construct of importance, that trust mediates the relationships between mobile devices innovative characteristics and adoption of mobile commerce, that search and experience products produce different effects, and that ease of use of mobile devices and vendor competence play important parts in the adoption and use of mobile commerce.

Orientador(es)
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Coorientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
FERNANDO BINS LUCE

Banca
EMILIO JOSE MONTERO ARRUDA

Catalogação
2018-07-11

Apresentação
2018-05-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF